Analise Financeira
Por: flaviasz • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 328 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Etapa 1
Passo 1
No ano de 2014, tivemos um forte tombo econômico e por conta desse os investimentos devem continuar patinando ao longo do ano de 2015. O cenário já era pouco favorável, com confiança em nível ainda bastante baixo, alta da taxa básica de juros e o ajuste fiscal que o governo atual impôs tende a reduzir o ritmo das obras públicas. O cenário que já não estava favorável piorou de situação com as denúncias de corrupção na Petrobras.
Além da confiança em baixa, o ajuste fiscal esperado imposto em 2015 deve afetar os investimentos públicos, uma das despesas em que o governo tem mais flexibilidade para cortes. A alta da Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP), que vai subir de 5% para 5,5% no primeiro trimestre de 2015, e a expectativa de redução do ritmo de desembolsos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também pode ter impacto negativo sobre o investimento privado, por aumentar o custo de capital e diminuir oferta de crédito para investimentos.
O aumento da taxa básica de juros em curso é outro fator restritivo no cenário para o próximo ano.
Temos também o aumento do dólar, que ultrapassou a marca dos R$3,10, afetando dessa forma as importações. Outra grave ameaça que temos enfrentado dia-a-dia é a crise hídrica, tanto na geração de água para o fornecimento quanto para a geração de energia elétrica.
Além das incertezas presentes na economia brasileira, o quadro ficou mais turbulento com as denúncias envolvendo a Petrobras e a queda do preço do Petróleo, que podem levar a estatal a encolher seu plano de investimentos. "A empresa tem papel relevante dentro do investimento doméstico e afeta também o restante da cadeia, além de dificultar a captação de recursos no mercado estrangeiro por outras empresas brasileiras", observa Alves de Melo, da Icatu. (Fonte: http://www.icna.org.br/ )
Denúncias de corrupção, queda do preço do barril de petróleo, aumento do dólar, aumento das taxas de juros, fazem com que os investimentos fiquem menos atrativos.
...