Apresentação do Trabalho – Abertura de Empresa Comercial –
Por: r1g2s3 • 10/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.103 Palavras (5 Páginas) • 1.451 Visualizações
Apresentação do Trabalho – Abertura de Empresa Comercial –
Para abrir uma empresa comercial pode-se enquadrar em uma microempresa (ME) ou uma empresa de pequeno porte (EPP).
O faturamento da Microempresa vai até 240.000.00 (360,.000,00) e empresa de pequeno porte, "EPP" até 2.400.000.00 ( 3.600.00,00) anual.
Abriremos uma Micro empresa, cujo pagamento de impostos é realizado de forma simplificada.
No Brasil as microempresas e as empresas de pequeno porte podem optar pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, conhecido como SIMPLES/Federal.
O SIMPLES consiste, basicamente, em permitir que as empresas optantes recolham os tributos e contribuições devidos, calculados sobre a receita bruta, mediante a aplicação de alíquota única, em um único documento de arrecadação, chamado DARF-SIMPLES. O sistema de pagamento unificado pode abranger os tributos estaduais e municipais mediante convênio celebrados com a Receita Federal para a qual são delegadas as atribuições de fiscalização e administração dos tributos administrados pelos entes estaduais ou municipais (ICMS ou ISS).
A abertura da empresa deve seguir princípios básicos e legais, essa empresa pode ser INDIVIDUAL (1 socio) ou SOCIEDADE LTDA ( dois ou mais sócios).
Para empresa Individual que é o nosso caso, a pessoa interessada em abrir uma microempresa deve procurar um contador, com toda sua documentação pessoal, CPF, RG, Titulo de Eleitor , certidão de casamento, dever ter tambem em mãos o seu endereço residencial e o comercial que será o local de funcionamento da empresa. Para ser um empresário, a pessoa não depende de uma graduação ou grau superior. Um problema que todo empreendedor iniciante tem, além de começar a empresa com o investimento e toda sua dedicação e coragem é fazer a abertura legal da sua empresa, infelizmente nosso pais não ajuda muito em relação à burocracia exigida – são muitos registros diferentes em várias instâncias que causam taxas e impostos futuros.
O contador é quem vai fazer toda essa parte burocrática de abertura e registro da empresa . No Brasil toda empresa deve obrigatoriamente ter um contador que assine pela empresa.
CONTRATO SOCIAL (EMPRESA LTDA) ou REQUERIMENTO DE EMPRESARIO ( EMPRESA INDIVIDSUAL): é o inicio de toda documentação da empresa, é nele que vai constar os dados do sócios ou empresário , endereço da empresa e a atividade que será exercida pela empreasa . A nossa empresa que será uma empresa induvidual tera como documento principal o REQUERIMENTO DE EMPRESARIO .
REGISTROS:
JUNTA COMERCIAL: O nascimento – como qualquer pessoa, uma pessoa jurídica tbm precisa nascer e ter uma certidão – isso será o registro da empresa na junta comercial – de posse do CPF e RG comprovante de endereço comercial e residêncial escolhido a atividade que sera exercida pela empresa, o nome empresarial e nome fantasia, o contador vai enquadrar a empresa em um ou mais códigos do CNAE (código de atividade da empresa) esse código é a descrição do tipo de atividade que a empresa vai exercer. Vai ser também na junta comercial que o contador faz uma consulta de viabilidade que nada mais é que uma pesquisa pra saber se já existe outra empresa registrada com o mesmo nome. Feito a pesquisa e preenchido o REQUERIMENTO DE EMPREARIO, direto no site da junta comercial , mais Xerox dos documentos pessoais do empresário o contador encaminha tudo para a junta comercial, que será feito o registro da empresa atravez de um numero chamado NIRE.
A junta cobra valor de taxa abertura que é recolhida em banco.
RECEITA FEDERAL: Depois de gerado o NIRE na junta comercial o contador entra no site da receita federal (www.receita.fazenda.gov.br) vai encontrar neste site a opção cadastro sincronizado, ali irá fazer o preenchimento dos dados do empresário, da empresa (neste preenchimento não pode haver erros, caso isso ocorra, lá na frente voltaremos em estaca zero). Tambem será feito na receita federal o enquadramento da empresa no SIMPLES NACIONAL.
...