As Definição de patrimonio, ativo passivo e patrimonio
Por: Guilherme Guerreiro • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 612 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
PATRIMÔNIO
Patrimônio a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se de valores a receber, contas a receber. Por isso na contabilidade esses valores são denominados DIREITOS A RECEBER, ou DIREITO. Todavia, não se pode identificar apenas bens e direitos de uma pessoa ou empresa, é necessário evidenciar OBRIGACÕES (dividas) referente aos bens e direitos.
Para fixar: Patrimônio é o conjunto de BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
BENS
Entenda-se por BENS as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e da empresa. Podendo ser classificados em:
TANGÍVEIS: tem forma física, são palpáveis, como: carros, imóveis, estoque de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios ( moveis de escritório), ferramentas etc.
INTANGÍVEIS: bens incorpóreos, isto é, não palpáveis, não possui matéria, como: marcas e patentes etc.
DIREITOS
Entenda-se por DIREITOS ou DIREITOS A RECEBER o poder de exigir alguma coisa de terceiros.
Exemplos de direitos: salários a receber. Uma venda a prazo gera uma duplicata a receber que é um direito.
Para fixar: direitos correspondem a valores a receber, títulos a receber, contas a receber etc.
OBRIGAÇÕES
São as dividas que se tem com terceiros. Na contabilidade essas dividas são denominadas de OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS, isto é, compromissos que serão reclamados e cujo pagamento será exigido na data do vencimento.
No caso de empréstimo bancário, você ou a empresa ficara devendo ao banco um EMPRESTIMO A PAGAR. Outro exemplo bem comum nas empresas é aquela resultante da compra de mercadorias a prazo, onde a empresa ficará devendo ao fornecedor, denominada DUPLICATAS A PAGAR.
Outras obrigações exigíveis: Salários a pagar, impostos a pagar, financiamentos a pagar, encargos sociais ( previdência e FGTS), alugueis a pagar, contas a pagar etc.
ATIVO
É o conjuntos de bens e diretos a disposição das empresas, em outras palavras o conjunto de bens e direitos sobre os quais a empresa tem CONTROLE.
As duplicatas a receber, títulos a receber etc, são DIREITOS DE PROPRIEDADES das empresas, onde pertence ao ativo.
Para melhorar a fixação de DIREITOS E OBRIGAÇÕES, é importante saber os conceitos de POSSE e de PROPRIEDADE.
POSSE – significa desfrutar de alguma coisa que está em seu poder, como morar numa casa alugada, utilizar um carro alugado, sem ser o proprietário.
PROPRIEDADE – aquilo que é privativo.
PROPRIETÁRIO DE UM BEM – pode fazer uso sem restrições.
PASSIVO
Correspondem as obrigações exigíveis da empresa, isto é, dividas que serão cobradas, reclamadas pelos seus credores (terceiros) a partir da data de vencimento.
O Passivo exigível é conhecido no mercado financeiro como dívidas com terceiros, ou recursos (dinheiro) de terceiros.
O termo terceiros refere-se a pessoas estranhas ao patrimônio.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO OU SITUAÇÃO LÍQUIDA
Como já vimos, envolve também as obrigações. A empresa poderá estará a um passo de falência ou totalmente endividada apesar de apresentar números elevados em seu patrimônio.
...