As Despesas Na Contabilidade
Por: Lavinya Antunes • 1/9/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 413 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
DESPESAS
As despesas, em geral, caracterizam-se pelo consumo de bens ou pela utilização de serviços, objetivando a obtenção de receitas. Podem derivar, ainda, de juros, descontos, impostos etc.
As despesas provocam variações negativas na situação liquida do patrimônio, tendo como contrapartida diminuições no ativo, quando pagas, ou aumentos no Passivo, quando forem assumidos compromissos para futuros pagamentos.
O registro da despesa, quando paga à vista, isto é, no momento de sua ocorrência, é muito simples. Basta debitar uma conta que represente adequadamente o tipo da despesa que esta sendo paga e creditar a conta Caixa ou Bancos, conforme o caso.
As despesas pré-operacionais são aquelas que ocorrem na fase de constituição das empresas, ou seja, no momento em que elas estão sendo preparadas para começar a operar. Essas despesas variam de acordo com o tipo da empresa. Geralmente, refere-se a gastos com registro de documentos, pagamentos de taxas, aquisições de livros, impressos, pinturas e reformas de imóvel, pagamentos a empregados, sócios ou diretores etc., podendo ou não alcançar elevadas importâncias.
DESPESAS INCORRIDAS são aquelas cujos fatos geradores já ocorreram.
FATO GERADOR da empresa é o acontecimento que da origem às despesas, sendo que a maior parte delas corresponde ao consumo de bens ou à utilização de serviços.
DESPESAS ANTECIPADAS são aquelas pagas antes da ocorrência dos respectivos fatos geradores. Devem ser contabilizadas por meio de contas de patrimoniais, classificadas no ativo circulante ou no ativo realizável a longo prazo para serem posteriormente apropriadas nos exercícios da ocorrência de seus fatos geradores.
DESPESAS OPERACIONAIS
São consideradas despesas operacionais todas as despesas que ocorrem a partir do momento em que a empresa começa a operar e que sejam necessárias ao desenvolvimento normal de suas atividades.
DESPESAS COM AS VENDAS: Despesas realizadas com o setor comercial e necessárias para que a empresa realize suas vendas de mercadorias, produtos e serviços. Englobam os gastos com pessoal, aluguéis, consumo de bens do Ativo Imobilizado (depreciação), propagandas, transportes, enfim, há uma infinidade delas.
DESPESAS FINANCEIRAS: Gastos decorrentes das operações financeiras realizadas pela empresa, como juros, descontos etc.
DESPESAS GERAIS E ADMINISTRATIVAS: Despesas realizadas com a administração da empresa, necessárias para que proprietários, gerentes e administradores possam dirigir, gerenciar e administrar o negócio.
OUTRAS DESPESAS OPERACIONAIS: Despesas que, pela natureza, não se enquadram nos grupos anteriores. Convencionou-se classificar, neste grupo, as despesas que, embora consideradas operacionais, não são necessárias ao desenvolvimento normal das atividades da empresa, como as multas fiscais, as quais as empresas estão sujeitas, porém decorrem normalmente de desatenções de seus empregados.
Copiado e colado de alguns sites do Google
...