Atividade Contabilidade Primeira Unidade
Por: Liilicarvalho • 4/3/2021 • Trabalho acadêmico • 834 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
Exercício nº 01 – Primeira Unidade
Aluna: Lilianne Fernandes de Carvalho
- Cite as escolas de contabilidade identificando suas características e principais representantes.
A primeira escola foi a Contista e seu principal precursor foi Luca Pacioli e Benedetto Cotrugli, o primeiro considerado o pai da contabilidade, foi quem escreveu sobre partidas dobradas e o segundo foi quem concluiu o manuscrito sobre as partidas dobradas, defendia que os comerciantes deveriam ter total conhecimento contábil.
Veio depois a Escola Administrativa, em que defendia que a contabilidade tinha como objetivo principal a administração das entidades, em como gerir as empresas. Seus principais pensadores foi Francesco Villa e Antonio Tonzig. Em seguida teve a Escola Personalista, em que acredita na inter-relacionamento da contabilidade com a economia e a administração, Francesco Marchi e Giuseppe Cerboni foram os principais pensadores dessa escola.
Houve também a Escola Controlista, em que o objetivo era o controle das empresas e Fábio Besta foi o principal pensador. Em seguida teve a Escola Neocontista em que as contas da entidade não deveriam ser abertas a pessoas ou entidades e não representavam direitos e obrigações, que deveria apenas refletir os valores dos componentes patrimoniais, tendo à frente Jean Dumanchey. Após isso surgiu a Escola Norte-Americana, que foi uma das mais importantes escolas e foi quem contribuiu decisivamente para a contabilidade gerencial. Os seus principais pensadores foram Charles Ezra Sprague e Lawrence Robert.
A Escola Patrimonialista se importava com o patrimônio, sendo o seu objeto de estudo e com isso criticavam a Escola Contista por dedicarem-se ao registro contábil, e teve como principal pensador Vincenzo Mais. Por fim podemos citar a Escola de Contabilidade no Brasil, que não foi necessariamente uma Escola e sim devido a sucessíveis mudanças no cenário econômico de altas taxas inflacionárias e na legislação tributária forçou a legislação contábil a se aperfeiçoar diversas vezes, sendo reconhecida no mundo como uma das melhores. Seus principais precursores foram Francisco D’Auria e Frederico Hermann Júnior.
- Qual o objetivo da contabilidade (seu próprio entendimento)?
O objetivo da contabilidade é fornecer as informações contábeis necessárias para ter conhecimento da situação financeira, do patrimônio da entidade.
- Qual o objeto da contabilidade?
O objeto da contabilidade é a entidade, a empresa como foco principal, estudar o seu patrimônio.
- Cite seis usuários da contabilidade (três internos e três externos), identificando quais seus interesses.
Externos: os fornecedores, que precisam saber da contabilidade da empresa para ver se ela terá como pagar; Governo para verificar se há algum fraude sobre sonegação de impostos; Bancos para saber se pode oferecer crédito ou não a empresa para realizar empréstimo.
Interno: Funcionários, para saber se seus empregos estão seguros; Investidores, saber se o valor investidos está rendendo lucros e caso contrário saber se deve retirar o que foi investido; Administradores, devem ter conhecimento para saber se a empresa está indo bem no mercado para por em prática ações de gerenciamento que façam a empresa melhorar.
- Se a contabilidade tem tantos usuários ela deve privilegiar um usuário em detrimento dos demais (Justifique sua resposta)?
Não, pois a informação contábil é a mesma e cada um dos usuários irá analisar e extrair as informações que lhe for conveniente, para que assim seja tomada a decisão mais propriedade de acordo com seus objetivos.
...