Atividade a Distancia
Por: Júlia Soares • 24/9/2019 • Trabalho acadêmico • 341 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância 2 |
Unidade de Aprendizagem: Orçamento Público
Professor: Hermann Joseph Braun
Nome do aluno: Júlia Alda Soares
Data: 13/06/2019
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1.
A Lei nº 4.320/64 (Contabilidade Pública) e as outras legislações/regulamentações tratam das etapas de planejamento e execução das despesas orçamentárias, quais sejam: fixação, empenho, liquidação e pagamento. No que diz respeito a essas etapas, podemos dizer que a liquidação consiste na entrega do numerário (dinheiro) ao credor ou beneficiário do empenho, conforme as exigências legais? Explique sua resposta.
Resposta:
Não, pois a liquidificação se baseia em averiguar o direito adquirido pelo credor, tendo como apoio os títulos e os documentos comprovatórios do crédito em questão. A entrega do dinheiro ao credor é efetuada apenas na etapa do pagamento.
Questão 2.
No que diz respeito às despesas públicas, analise a afirmação abaixo e responda. De acordo com a classificação financeira por categoria econômica, as despesas públicas podem ser de dois tipos: despesas correntes e despesas de capital. Essa afirmação está correta? Explique cada um dos tipos.
Resposta:
Sim, está afirmação acima é correta. Despesas correntes nada mais é do que despesas que não estão ligadas a formação ou aquisição de um bem de capital, ou que não condizem com a amortização da divida consolidada.
Questão 3.
No lançamento tributário, quando se realiza pelo ato em que a autoridade fiscal plenamente competente, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressa ou tacitamente homologa o recolhimento de tributos, cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento, sem que haja necessidade de prévia anuência do Fisco é classificada como lançamento direto. Essa afirmação está correta? Explique.
Resposta:
Não, o correto é ser classificado como lançamento efetuado por homologação, nesse modelo todo o trabalho feito na apuração de imposto a pagar deve ser efetuado pelo contribuinte, ficando a disposição da fiscalização posterior para homologação após 5 anos.
...