Atividades Praticas Supervisionadas
Por: morena flor morena flor • 22/4/2015 • Seminário • 2.048 Palavras (9 Páginas) • 168 Visualizações
2.1- Teorias da administração Científica
A administração cientifica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor, engenheiro mecânico e economista norte americano, escreveu o livro “The Principles ofScientific Management”, publicado em 1911. Esse modelo criado no fim do século XIX e inicio do século XX, que se baseia na aplicação do método cientifico da administração com o intuído de garantir o melhor custo/beneficio aos sistemas produtivos.
2.1.1 Fundamentos da Teoria
Taylor na sua busca pelo aumento da produtividade criou meios para obter o melhor resultado nas execuções das tarefas da organização. Pode-se afirmar que o taylorismo passou por três fases distintas.
- Reforma dos Salários
- Estudo da Função
- Divisão de trabalho
Na Primeira fase em 1895 Taylor apresentou o sistema de tarefa por peça, onde era estabelecida uma quantidade de peças para o operário produzir num só dia, se ele atingisse aquele número de peças, receberia uma quantia maior do que a normal, mas se não atingisse, o pagamento por peça seria bem menor.
A Segunda etapa (1903), em virtude dos resultados poucos satisfatórios com a introdução da “Tarifa diferencial”. Taylor trata em primeiro lugar a padronização dos instrumentos, das melhorias na construção das máquinas, para uma normalização do rendimento delas. Com essas transformações, o rendimento passa a depender exclusivamente da aptidão humana, assim o trabalho do operário passa a ser controlado para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecido pela organização.
Na terceira fase atribui ao estudo à verificação da divisão sistemática do trabalho, quer se referindo às Maquinas e às ferramentas, quer ao operário. A partir dessa verificação começou a fazer estudo dos tempos e movimentos onde era feito anotações referentes à espécie de trabalho, o modo preciso de fazê-lo e o tempo para executá-lo. Com isso houve uma reorganização dos serviços de almoxarifado e da expedição com o fim de evitar perda de tempo com a chegada e remessa da matéria-prima e da mercadoria.
A Teoria Científica foi muito criticada por teóricos que dedicaram ao mundo utópico e inatingível, essas críticas não possuem consistência: sua organização científica era o melhor modo que se podia adotar para se produzir da forma mais eficiente. Só o trabalho adequadamente organizado pode produzir com previsível constância e menor uso de recursos.
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor. Em 1916 na Europa Henri Fayol defendia princípios semelhantes. Complementando a teoria de Taylor, que havia dado maior ênfase nas tarefas, Fayol enfoca sob o ponto de vista do executivo, desenvolvendo uma teoria de Administração das empresas que inclui uma lista de funções, princípios e qualidades que o alto administrador deveria possuir para levar qualquer empreendimento a um bom resultado.
Fayol buscou elevar a eficiência ocupando-se da melhoria do processo por meio da melhoria do corpo social. Não interessava apenas na matéria-prima e as máquinas, mas principalmente, a função administrativa restringida ao pessoal.
Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas:
- técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa
- comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação
- financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais
- segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas
- contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas
- administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções
Esta Teoria complementa a Administração Científica de Taylor, realça os aspectos máquina e dominação das empresas. E ambas encontra-se fortemente disseminado à nossa volta, mesmo um século depois.
2.1.2 Identificação de Práticas de Gestão em relação à produção de bens ou serviços
- A teoria da reforma dos salários é aplicada na empresa através de comissões pagas aos funcionários por conta do aumento da produção.
- O estudo de função se aplica na produção da empresa, pois a forma de produzir o alimento é padronizada: preparação, montagem e finalização do mesmo.
- Na verificação da divisão do trabalho se aplica, pois antes da montagem dos pedidos, um grupo de funcionários se encarrega de preparar os alimentos e os recipientes necessários para facilitar a montagem.
- Com base nos estudos de Fayol, podemos identificar que a estrutura da empresa possui as Seis funções básicas:
- Técnica: Cozinha onde se prepara a culinária Japonesa
- Comerciais: Pedidos de clientes através de telefone
- Financeiro: o Restaurante possui um Caixa
- Segurança: a empresa possui um guarda para vigiar e proporcionar segurança aos Clientes
- Contábeis:O setor é terceirizado
- Administração: o Restaurante possui um gerente para administrar o bom andamento da outras funções
2.1.3 Melhorias da administração cientifica
Ao observarmos o funcionamento da empresa identificamos que existe a necessidade de uma contratação de uma telefonista para ficar apenas com o atendimento ao cliente, pois este atendimento é realizado pelo gerente no qual fica sobrecarregado e não prioriza a sua principal função. Para um diferencial, a empresa poderia adotar um sistema de segurança onde haveria um funcionário próprio para vigiar os veículos dos clientes.
2.2 TEORIA NEOCLÁSSICA
De acordo com a Teoria Neoclássica amplia, aperfeiçoa e complementa os conceitos dos Clássicos como Taylor, Fayol e Weber. Inicialmente foi esboçada pelo Austríaco Peter Drucker (1909-2005) que durante a Segunda Guerra Mundial, desenvolveu um estudo da General Motors,no qual apresenta os primeiros traços da Administração por objetivos.
...