Atps Teoria da Contabilidade
Por: TaHR • 20/4/2015 • Monografia • 2.790 Palavras (12 Páginas) • 295 Visualizações
Objetivo da contabilidade.
A contabilidade é um sistema de informação e avaliação da entidade, ou seja, um conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios, que tem por objetivo a demonstração e análise econômica e financeira da entidade, que constituem o Núcleo Central da Contabilidade, e as informações de natureza física e de produtividades que são informações complementares às demonstrações contábeis tradicionais. Permitindo assim aos usuários (pessoas físicas ou jurídicas como acionistas, credores em geral, emprestadores de recursos e integrantes do mercado de capital, como também usuários secundários, administradores da entidade e o fisco), terem uma avaliação clara da situação financeira e econômica da entidade para tomadas de decisões como empréstimos, financiamento, ajustes futuros, entre outros.
Nas informações de natureza física teremos a análise complementar aos valores monetários como, número de clientes da empresa, numero de depositantes num banco, numero de funcionários numa empresa, etc. , assim como nas informações de natureza de produtividade teremos a utilização mista de conceitos de avaliação (financeira) e quantitativa (físico) como receita bruta per capita, depósitos por clientes, etc...
A contabilidade é uma ciência Social quanto á finalidade social, pois por sua avaliação do progresso da entidade permite conhecer a posição de rentabilidade e financeira auxiliando assim aos tomadores de decisões, acionistas e investidores a aumentar as riquezas da entidade.
Como Metodologia de mensuração a contabilidade é parcialmente social, pois reúne tanto o social quanto o quantitativo onde seus critérios envolvem subjetividade e incertezas do próprio ambiente social e econômico onde a entidade opera, e é parcialmente quantitativa por materializar-se através da equação patrimonial básico Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.
02
Semelhanças financeiras entre empresa e cidadão.
Assim como em uma empresa o objetivo é manter o equilíbrio financeiro e obter resultados positivos para um bem maior que no meu caso e a estabilidade financeira da família e no caso de uma empresa e seu crescimento e enriquecimento.
Dentro dessa metodologia procuro equilibrar minha receita, salário, com minhas despesas fixas + despesas variáveis, e com esse resultado analisamos as decisões do mês seguinte. No caso de resultado negativo teremos que reavaliar as despesas tanto fixas quanto variáveis para equilibrar o resultado, no caso de resultado positivo a sobra irá para rendimento e reservado para investimentos futuros como compra de imóvel, carro, viagem, estudos entre outros.
O meu salário é fruto de um serviço prestado a uma determinada entidade que me tem como fornecedor. No meu caso a entidade sou eu e meus fornecedores são o supermercado, a cia. De energia elétrica, a cia. Telefônica, o posto de gasolina a padaria, a escola entre outros, e meu cliente é a empresa onde trabalho pois sem ela não terei remuneração.
A diferença é que dependo somente de minha capacidade para manter meu cliente, enquanto que uma grande empresa depende de vários fatores determinantes para manter seus clientes e assim ter uma entrada compatível ao equilíbrio financeiro da empresa.
Quanto aos investimentos meu determinante é a análise juntamente com meus sócios, marido e filhos, para chegar a um consenso, enquanto que em uma grande empresa necessita da análise financeira e aprovações de diversos níveis de diretoria para esse passo.
Para financiamento a empresa necessita de entre diversos documentos os relatórios contábeis da empresa que são determinantes, enquanto eu como pessoa física terei que comprovar rendimento e situação financeira estável para poder usufruir desse benefício.
No geral a nossa saúde financeira gira em torno de controle e cálculos, ou seja, buscar o equilíbrio, assim como as empresas buscam essa saúde financeira e crescimento com o auxilio dos controles contábeis.
03
Conceitos relevantes de ativos, passivos, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas.
Para obter o desenvolvimento da teoria contábil, precisamos entender os conceitos e analisar suas características.
Esses conceitos são muito importantes, para que se possa ter uma melhor compreensão dos termos contábeis, onde esse estudo contribuirá para a evolução da percepção dos mesmos.
Ativo é o conjunto de bens e direitos de uma entidade, estando ligada diretamente a despesas e receitas. Pode se dizer também que os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros, trazendo consigo resultados que possam ser utilizados dentro do prazo de sua vida útil. O conceito de ativos é de utilidade para a definição de outros importantes termos como receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos.
Ativos Intangíveis é um direito de benefícios futuros que não possui corpo físico ou financeiro. Portanto, os ativos intangíveis são os itens de mais difícil mensuração e contabilização. Os ativos intangíveis têm também gastos com a organização, patente, direitos autorais, marcas, franquias, custo de desenvolvimento de softwares, gastos com pesquisas e desenvolvimento, capital intelectual e Goodwill.
Avaliação de mercado é outro conceito que é utilizado para avaliação de título, para os investidores saibam o quanto vale sua carteira.
Passivo busca capturar impactos futuros, trocando benefícios gerados por sacrifícios a serem consumidos. Representa as obrigações que uma entidade assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços e obrigações, são transações do presente ou do passado que no futuro devem ter um fim. Tudo que tens a pagar. Por exemplo: impostos, salários, duplicatas a pagar, etc...
Passivos exigíveis monetários são obrigações que “requer” exige pagamento de algum valor já predefinido.
Passivos exigíveis não monetários são obrigações de fornecer serviços ou bens em qualidade e quantidade também predefinidas.
04
Isto é, valores dos bens e serviços podem ser alterados, mas a qualidade ou quantidade não.
Para a organização obter resultado o domínio de receita, despesas, perdas e ganhos são muito importantes. Ganho e receita aumentam os resultados da empresa.
Receitas são outros aumentos dos ativos de uma entidade, parte da entrada monetária em uma entidade. É o esforço da empresa que busca resultado. Por exemplo: receita de aluguel, receita de serviços prestados, receita de juros, etc...
...