Atps de analise e estrutura de demonstraçoes fin
Por: mairasousa • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 254 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
Estrutura do ativo
No balanço patrimonial o ativo e representado por bens e direitos que a empresa possui, ele é subdividido em três grupos: Circulante, realizável em longo prazo e permanente.
Circulante é tudo que a empresa tem por direito o recebimento no máximo até o fim do exercício (1 ano). Exemplos: Caixa e bancos, aplicações, duplicatas a receber e estoque.
Realizável a longo prazo são ativos que serão recebidos após o final do exercício (1 ano). Exemplos: Créditos coligados.
Permanente são os ativos de uso da empresa. Exemplos: Maquinas terrenos, imobilizados e edifícios.
O ativo mais importante é o de curto prazo, que normalmente é o que tem maior liquidez, sendo utilizado para pagamento de dividas. Grupos mais relevantes são duplicatas a receber e estoque.
-Estrutura do passivo
Passivo representa dividas e obrigações de uma empresa e é também subdividido em três grupos: Circulante, exigível em longo prazo e patrimônio liquido.
Circulante são dividas com liquidez no prazo máximo até o final do exercício (1 ano) a partir da data do balanço. Exemplos: Fornecedores, salários, contas e pagar e IR.
Exigível a longo prazo representa as dividas que a empresa deve pagar a partir de um ano. Exemplo: Financiamentos, IR e dividas concordadas.
Patrimônio liquido são recursos que os proprietários e sócios que permanecem na empresa para o uso próprio. Exemplo: Capital social e reservas de lucros.
Quanto maior o volume de terceiros ( fornecedores, impostos, salários e empréstimos) representa maior risco financeiro, pois a empresa passa a trabalhar muito mais com recursos de outros do que com seus próprios.
...