Avaliação do Desempenho Gerencial
Por: KarinaVelloso • 14/5/2018 • Trabalho acadêmico • 955 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
Contabilidade Divisional
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO GERENCIAL
Ciências Contábeis
2012
Índice
1. Perguntas: 1
1.1. Como utilizar a Contabilidade Divisional como avaliação de desempenho? 1
1.2. Qual a importância e a finalidade da divisão da empresa em Centro de Custos, Centros de Lucros e Centros de Investimentos? 1
1.3. Qual a importância da adoção correta do Preço de Transferência? 2
1.4. Qual a responsabilidade dos Administradores na gestão de uma empresa por Contabilidade Divisional? 2
2. Conclusão: 3
3. Referências Bibliográficas: 4
1. Perguntas:
1.1. Como utilizar a Contabilidade Divisional como avaliação de desempenho?
Na avaliação de desempenho pode-se utilizar a Contabilidade Divisional na formação do resultado com as subdivisões da empresa em unidades administrativas organizadas dentro de um sistema formal: os setores, departamentos e divisões.
Assim, utilizando-se a contabilidade divisional faz-se a avaliação de desempenho através da identificação dos centros geradores de resultados e, a política de preços de transferência entre os setores internos.
Por isso, é importante o gerenciamento contábil divisional, a fim de apurar o resultado de cada departamento da empresa gerador de resultados e juntamente avaliar o desempenho de cada gestor responsável pelo setor. Dessa forma, é possível visualizar e analisar os pontos fortes e francos do resultado da empresa com a possibilidade de comparação com o resultado de terceiros.
É permitido utilizar-se também da contabilidade divisional para unidades de apoio, como departamentos de financeiro, fiscal, contabilidade, suprimentos, tecnologia de informação, recursos humanos, entre outros.
1.2. Qual a importância e a finalidade da divisão da empresa em Centro de Custos, Centros de Lucros e Centros de Investimentos?
É importante a divisão da empresa em Centro de Custos para facilitar o controle e gerenciamento das despesas por departamento.
De tal modo, a divisão em Centro de Custos tem a finalidade de acumulação de gastos de um determinado departamento ou atividade. Já a divisão em Centro de Lucros visa à formação da receita com a alocação de um preço de transferência seguido pela administração. E no Centro de Investimentos a responsabilidade da administração dos investimentos dos departamentos fica a critério do gestor.
A divisão da companhia em Centros incorpora os conceitos de unidades de negócio, e os modelos desenvolvidos são utilizados como avaliadores de resultados e desempenho, por isso, a avaliação de resultado procede da mensuração do lucro ou prejuízo gerado pelos produtos ou serviços e a avaliação de desempenho da fixação no modelo de avaliação de resultado, dos custos e das receitas controladas pelo gestor.
1.3. Qual a importância da adoção correta do Preço de Transferência?
Sendo o preço de transferência o preço atribuído para o bem ou serviço que é transferido de um departamento para o outro formando a receita, é fundamental à adoção correta do preço de transferência para a adequada mensuração da receita para assim, obter a apuração correta do resultado e em consequência a boa avaliação de desempenho dos gestores, ao passo que se o critério for inadequado conduzirão ao descrédito em todo o sistema de informação, além de afetar a motivação dos gestores que um dos pontos mais importante do Sistema de Contabilidade Setorial.
Portanto, para a adoção correta do preço de transferência é necessário a ciência dos mesmos, baseado no:
- o custo real ocorre quando os preços são baseados em método de custeio com dados reais;
- custo padrão acontece quando os preços são transferidos em dados padronizados;
- preço de mercado são preços de transferência que refere ao menor preço de mercado de produtos idênticos;
- preço negociado é se os responsáveis pelo centro de custo recebedor e o centro de custo remetente das transferências onde se combinam o preço de transferência;
...