Balanços patrimoniais e demonstrativos contábeis
Trabalho acadêmico: Balanços patrimoniais e demonstrativos contábeis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: evandro1979 • 9/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.274 Palavras (6 Páginas) • 307 Visualizações
Estudo dos demonstrativos contábeis
Tema
Balanços patrimoniais e demonstrativos contábeis
Resumo
Contabilidade são estudos que caracterizam o controle patrimonial de uma organização com objetivo de apresentar dados qualitativos e quantitativos a fim de detalhar o estado econômico-financeiro da empresa. As demonstrações contábeis têm por intuito divulgar os dados sobre o patrimônio e resultados de uma empresa, permitindo o conhecimento e análise de suas finanças. De acordo com a lei das sociedades por ações toda demonstração contábil esta composta por um balanço patrimonial, demonstrações de resultados do exercício, demonstrações de lucros ou prejuízos acumulados, demonstrações das mutações do patrimônio liquido e as demonstrações das origens e aplicações de recursos. O balanço patrimonial apresenta os ativos e passivos de uma empresa por período através dos índices de valores possibilitando a companhia verificar se suas finanças estão bem ou não.
Palavras-chave: Balanço patrimonial. Contabilidade. Demonstrações contábeis.
Introdução
A contabilidade tem por finalidade estudar e controlar a estrutura econômico-financeira da organização a fim de informar aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio. Esta análise é de fundamental importância para a escrituração contábil, por que baseado nestes dados define-se uma equação onde todo débito corresponde a um crédito e vice-versa e demonstra sua causa e efeito.
Problema
Qual o nível de utilidade dos demonstrativos contábeis em empresas?
Objetivo
O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo de análise dos demonstrativos contábeis a fim de ampliar conhecimentos com relação as diversas formas de estudar a estrutura financeira para subsidiar a tomada de decisões de maneira eficaz com o mínimo de risco e o máximo de eficiência.
Justificativa
A pretensão deste estudo não foi dizer que o balanço patrimonial bem como à analise dos demonstrativos contábeis numa organização eliminam as dificuldades financeiras, mas certamente favorecem a visualização dos dados obtidos através de diagnóstico que permite antecipar a decisão de alocação de recursos.
Plataforma teórica
Balanço patrimonial (BP) são as demonstrações contábeis que apresentam os efeitos patrimoniais e financeiros das movimentações e outras ações na empresa por meio de estudo nas etapas da organização de acordo com as suas características econômicas. O Balanço Patrimonial apresenta:
• ATIVO: é um recurso controlado pela organização como resultado de eventos passados do qual se espera obter futuros benefícios financeiros (bens e direitos).
• PASSIVO: trata-se de uma obrigação presente da entidade, derivada de ações passadas, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da empresa capazes de formarem benefícios econômicos (exigibilidades e obrigações).
• PATRIMONIO LIQUIDO: é o interesse residual nos ativos depois de deduzidos todos o seu passivos (diferença entre o total de ativos e passivos).
• RECEITAS: são os aumentos nos valores econômicos durante o período contábil, na forma de entradas de recursos ou aumento de ativos como também a diminuição do passivo, resultando assim em maior valor para o patrimônio liquida. E que não esteja relacionado com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais.
• DESPESAS: são decréscimos nos valores econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída dos recursos como também na redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio liquido que não esteja relacionado com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais.
Estrutura de um balanço patrimonial:
ATIVO
CIRCULANTE
Disponibilidade
Duplicatas a Receber
(-) Duplicatas Descontadas
Contas a Receber
Estoques
Outros Créditos
Despesas do Exercício Seguinte
NÃO-CIRCULANTE
Realizável a Longo Prazo
Valores a Receber
Investimentos
Participação em Outras Empresas
Outros Investimentos
Imobilizado
Bens em Operação
Imobilizado em Andamento
(-) Depreciação Acumulada
Intangível
Direito Autoral
Fundo de Comércio
Software
(-) Amortização Acumulada
PASSIVO
CIRCULANTE
Empréstimos e Financiamentos Bancários
Fornecedores Nacionais
Fornecedores Estrangeiros
Obrigações Trabalhistas
Obrigações Tributárias
Outras Obrigações
NÃO CIRCULANTE
Financiamentos
Obrigações
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Capital Social
Reservas de Capital
Ajustes de Avaliação Patrimonial
Reservas de Lucros
Ações em Tesouraria
Prejuízos Acumulados
...