CIENCIAS CONTABEIS
Por: Suellem Cristina • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.803 Palavras (12 Páginas) • 304 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina(s) Norteadoras: Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais, Auditoria, Contabilidade Avançada II, Pericia, Arbitragem e Mediação, Instituições Financeiras e Mercado de
.
Alessandra Zavitoski Gomes – RA 443751
Adonezedeck da Mota Silva – RA 443737
Emiliano Antonio Bastos – RA 443737
Patrícia Silva Rodrigues Prates – RA 413991
Suellem Cristina de Souza Pedro – RA 437426
Tutora a distância: Ana Cristina Gonçalves
Cuiabá-MT/2016.
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Alessandra Zavitoski Gomes
Adonezedeck da Mota Silva
Emiliano Antonio Bastos
Patrícia Silva Rodrigues Prates
Suellem Cristina de Souza Pedro
Atividade Avaliativa: ATPS apresentada ao Curso Superior de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera UNIDERP, como Requisito para avaliação da(s) disciplina(s) de Contabilidade Gerencial, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Internacional, Competências Profissionais, Noções de Atividades Atuariais, para obtenção e Atribuição da nota da atividade avaliativa.
Cuiabá-MT/2016.
Sumário
Introdução
Análises Verticais e Horizontais na Contabilidade e Suas Técnicas.
Análise Vertical de Balanço.
Cálculo
Análise horizontal de Balanço
Calculo
Indicadores Econômicos – Financeiro.
Exemplos de Indicadores Econômicos.
Exemplos de Indicadores Financeiros:
Exemplos de Indicadores de Eficiência
Análise dos Dados e Quantitalitação dos Resultados
REFERÊNCIAS
Introdução
No ano de 2000, foi encaminhado à Câmera de Deputados o Anteprojetos de Lei reforma da Lei 6.404/76 pela comissão de valores Mobiliários (CVM). A atual legislação brasileira necessitava adequar-se à nova realidade mundial e às normas internacionais de contabilidade, passados sete anos de tramitação na Câmera de Deputados, o Projeto de Lei (PL) número 3741/00, foi aprovado pelo Senado Federal e em 28 de dezembro de 2007 foi sancionado pelo Presidente da República, tornando-se a Lei 11.638/07 que modifica a Lei 6.404/76
As harmonizações das demonstrações contábeis, no Brasil, com o Internacional Accounting Standart Board (IASB) trouxeram grandes mudanças no dia a dia dos contabilistas: o presente estudo pretende forca seus esforços em demonstrar de que forma as mudanças atingiram a estrutura das demonstrações contábeis.
Este tema foi escolhido para estudarmos as mudanças ocorridas com a nova Lei n°11.638/07. Com as recentes mudanças ocorridas no cenário contábil mundial, especificamente com o IASB a partir de 2005, impactaram fortemente na cultura contábil brasileira, tanto que esse ano ficou marcado por dois acontecimentos importantes para a contabilidade: a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que a partir daí começa a emitir pronunciamentos brasileiros de contabilidade e a publicação da deliberação n° 488 pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) buscando a convergência das práticas contábeis brasileiras com as práticas contábeis internacionais, visando com isso a aumento da transparência e da segurança das informações contábeis.
O objetivo desse trabalho é descrevermos as alterações da estrutura das demonstrações contábeis da Lei 6.404/76 para a Lei 11.638/07. Comparar as demonstrações de como era e como ficou.
Análises Verticais e Horizontais na Contabilidade e Suas Técnicas.
Análise Vertical de Balanço.
Procura-se obter o percentual de cada verba ou de cada grupo de verbas, em relação ao valor global do demonstrativo, ou ainda de cada verba em relação ao total do seu respectivo grupo. Trata-se de discernir o ritmo de crescimento dos vários itens. A análise horizontal também é conhecida como análise de tendência ou análise de evolução.
A Análise Horizontal é uma técnica que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior, considerado domo base e tem como objetivo mostrar a evolução de cada conta (ou grupo de contas), quando considerada de forma isolada.
Cálculo
- Em relação ao total do Ativo e Passivo: Conta (ou grupo de contas) x 100/ Ativo (ou Passivo)
- Em relação ao total do grupo ou subgrupo: Conta x100 / Total do Grupo.
A análise vertical pode ser estendida, também, à Demonstração do Resultado do Exercício, quando compara-se cada item do demonstrativo com o total da Receita Liquida, pela seguinte fórmula: Conta x100 / Receita Liquida. Assim, a porcentagem de participação de cada conta de Receita, Custos e Despesas tem influência direta sobre a porcentagem do Lucro Líquido. A Redução do Lucro Líquido de um Período para o outro pode resultar do aumento indesejado de algum item de Despesas, problemas irregulares que é facilmente observada através da Análise Vertical.
Análise horizontal de Balanço
Compara em forma de percentual, o valor de determinada verba ou de determinado grupo de verbas em relação ao(s) ano(s) anterior(es). Sua técnica é bastante simples, pois consiste em dividir todos os elementos do ativo pelo valor do total desse mesmo ativo e todos os valores do passivo pelo total do passivo.
Calculo
1) Valor atual do item x100 / Valor do item no ano-base. Em todo resultado acima de 100, o valor excedente e indica aumento do valor nominal da verba, já em todo resultado abaixo de 100 o valor que faltar para completar os 100 indica redução do valor nominal da verba ou do grupo.
...