CIENCIAS CONTABEIS
Por: covero • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.982 Palavras (16 Páginas) • 293 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ciências contábeis
Ana paula ferreira
FERRAMENTAS FINANCEIRAS E TRIBUTOS
[pic 3]
Ji-Paraná
2011
ANA PAULA FERREIRA
FERRAMENTAS FINANCEIRAS E TRIBUTOS
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estatística.
Prof. Regis Garcia
Ji-Paraná
2011
- Introdução
Nesse trabalho, serão esclarecidos quais são os principais conceitos necessários ao entendimento do que é a estatística, o seu objeto, o objetivo de suas análises e sua relação com o meio corporativo.
A estatística serve praticamente a todas as áreas do conhecimento, possibilitando a evolução dessas, principalmente a partir da possibilidade de comprovações numéricas por ela viabilizada.
Para haver um bom desenvolvimento da contabilidade dentro da empresa é extremamente necesário que os registros dos fatos ocorridos pela mesma, sejam feitos de forma precisa e adequada. Para isso, a contabilidade utiliza das chamadas “Demonstrações Contábeis” e as principais demonstrações envolvidas neste processo são: o Balanço Patrimonial e a Demonsração do Resultado do Exercício - DRE.
É correto afirmar que no Balanço Patrimonial, deve se apresentar todas as peculiaridades da empresa, permitindo que seus interessados possam extrair informações precisas de toda a situação. É também considerada uma situação estática, pois, a qualquer momento a contabilidade poderá elaborá-la e evidenciar naquele instante a quem o interessar. O Balanço Patrimonial é composto por várias “contas” as quais se resumem em Direitos e Obrigações.
As atividades empresariais são indissociáveis ao mundo moderno e, principalmente, à sua sustentação econômica e progreso social, ambiental e trabalhista, etc.
Estudaremos neste trabalho, o que envolve a prática de uma atividade empresarial, as leis que as implicam e serão esclarecidos termos como: empresário, sociedade, estabelecimento comercial, ponto comercial, etc.
- Estatística
A Estatística é uma ferramenta que no ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números, ou seja, ela é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados.
É portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing.
A estatística exise desde os primórdios da humanidade e pode-se definir sua evolução marcada em três fases, ou seja, sua primeira evolução na história foi com o surgimento do feudalismo com o fubadamento de registrar informações sobre o Estado as quais se seguesm até o século XVII, depois a estatística apareceu como ferramenta de estudos para se apurar registro de batismos, casamentos e enterros e o terceiro período se faz da evolução da estatística até o dia de hoje.
O objeto da estatística são os fenômenos que possibilitam o estudo e o entendimento, principalmente relacionados a causa e efeito.
O objetivo da estatística se confunde com o objetivo das ciências que dela fazem uso, ou seja, observação dos fenômenos de tal forma a pesquisar as ligações de causalidades existentes ente eles.
A estatística encontra aplicações em quase todos os campos da atividade humana, ela tem sua aplicação fundamental no mundo corporativo, principalmente com o aumento do tamanho das empresas e dos mercados. Enfim, é inadmissível num mercado tão competitivo quanto ao atual, quer o profissinal não busque aprimorar-se nas técnicas de análise e decisões.
A estatística possui dois grandes ramos a Estatística Descritiva e Estatística Indutiva ou Inferencial.
- Métodos Estatíticos
A aplicação dos Métodos Estatítcos vem se tornando mais simples, rápida e eficaz com a informatização. É um processo para se obter, apresentar e analisar características ou valores numéricos para uma melhor tomada de decisão em situações de incerteza.
Pode-se afirmar, que é possível para as empresas desenvolverem inúmeros tratamentos de dados bastando ter uma Planilha Eletrônica, como o Excel. Além das planilhas, algumas calculadoras tanto financeiras quanto científicas, possuem funções estatíticas, apesar de que hoje os sofwares especializados são os mais completos para as aplicações das estatísticas.
- Passos da metodologia e técnica estatística:
Metodologia
- Definição do objetivo da análise
- Formulação de um plano para a coleta de dados;
- Apresentação dos valores numéricos;
- Análise dos resultados;
- Divulgação de relatório com as conclusões.
Técnicas de análise estatística
- Análise de cluster
- Análise fatorial
- Análise de componentes principais
- Análise de determinantes
- Árvores de classificação e regressão (CART)
- Análise de correspondência
- Termos utilizados em estatística
População: O grupo inteiro de objetos dos quais se pretende obter informações. A população deve ser definida claramente e em termos daquilo que se pretende conhecer.
Unidade: Qualque elemento individual da população.
Amostra: Conjunto de unidades selecionadas de uma população (Exemplo: pesquisa de “ boca de urna” numa eleição).
Variável: Uma característica de uma unidade, que será medida a partir da amostra.Tipos de Variável:
- Variável Qualitativa: Denomina-se variável qualitativa ou atributo quando é não - numérico.
- Variável quantitativa: Quando pode ser expressa numericamente.
As variáveis quantitativas podem ser:
...