TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLÁUSULA WEB DE CONTABILIDADE PRINCIPAL

Tese: CLÁUSULA WEB DE CONTABILIDADE PRINCIPAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Tese  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

CONTABILIDADE BÁSICA

WEB-AULA 11

Vamos começar o nosso estudo sobre a história da contabilidade com a sua evolução no mundo através dos tempos. Os primeiros relatos históricos sobre a Contabilidade tem sua origem em Uruk, uma antiga cidade da Mesopotâmia, através de instrumentos encontrados estimados entre 8000 a 3000 anos a.C.

Desde os primórdios, o homem demonstrava sua real necessidade, mesmo que primária, de controle de bens e produções (criações e agricultura). Os primeiros sinais encontrados em sítios arqueológicos de Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã, deram-se pelas fichas de barro, que eram objetos de diferentes formas, utilizados nas contagens dos itens mencionados.

Peço agora para que você acesse o link

http://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Contabilidade/A_Contabilidade_na_Idade_Antiga para ver um texto ilustrado sobre a contabilidade na idade antiga.

Temos também diversos relatos bíblicos que ao desta época que evidenciam controles contábeis e nos ajudam a entender ainda mais a história da profissão contábil.

Há aproximadamente 2000 anos A.C., em Gênesis (30, 32), o texto dá a idéia de inventário, de riqueza, portanto controle patrimonial e também sobre a parte trabalhista, quando cita a expressão salário: “Hoje vou passar por todo o seu rebanho a fim de separar para mim todos os carneirinhos pretos e todos os cabritos malhados e com manchas. É só isso que eu quero como salário”.

Há aproximadamente 1000 anos A.C. em II Crônicas (9, 22), temos o relato que a riqueza de Salomão era maior do que a de todos os outros reis, para essa afirmação foi necessário a mensuração do patrimônio de vários reis: “O rei Salomão era mais rico [...] do que qualquer outro rei”.

Como a idade antiga termina no século V, faz parte desta época os relatos de Jesus de aproximadamente 2000 anos atrás tratando de alguns assuntos contábeis: preço de venda de passarinhos; inventário de cabelo; planejamento e orçamento.

Veja os textos:

"Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? [...] Até os fios de cabelos de vocês estão todos contados" (LUCAS 12, 7).

"Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá"(LUCAS 14, 28).

Agora que você já conhece as origens podemos avançar um pouco mais vendo a história na idade média, período que vai do século V até o século XV. No fim da idade média, no ano de 1453 houve a decadência do império romano, não havia mais o comércio desenvolvido, por isso a razão dos controles contábeis deixou de ser relevante, houve então um período de estagnação contábil.

Veja as ilustrações dessa época acessando o link

http://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Contabilidade/A_Contabilidade_na_Idade_M%C3%A9dia.

O período considerado como contabilidade moderna tem seu início no século XV com a escola contista, tendo como principal personagem Frei Luca Pacioli, o mesmo que escreveu pela primeira vez o método das partidas dobradas em 1494.

Vamos ver as ilustrações da época moderna acessando o link

http://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Contabilidade/A_Contabilidade_na_Idade_Moderna.

Continuando neste enfoque histórico da contabilidade, consideramos o período após a estagnação do pensamento contábil que começou em 1789 até os dias atuais como contabilidade Contemporânea.

Veja também os textos e imagens desta época acessando o link

http://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Contabilidade/A_Contabilidade_na_Idade

_Contempor%C3%A2nea.

Como será a contabilidade no futuro?

Quais as áreas da contabilidade que mais demandarão os serviços contábeis? Quais os temas que deverão ser mais enfocados pela contabilidade?

Reflita sobre isso, talvez isso poderá lhe trazer ideias de onde focar sua área de especialização na área contábil.

A contabilidade no Brasil

Vimos inicialmente a história geral da contabilidade. Vamos agora ver alguns fatos que marcaram a história contábil no Brasil.

Em 1808 veio para o Brasil a família real, Dom João VI obrigou a adoção do método das partidas dobradas pelos contadores. O alvará publicado dizia o seguinte:

Para que o método de escrituração e fórmulas de contabilidade de minha Real Fazenda não fique arbitrário à maneira de pensar de cada um dos contadores gerais, que sou servido criar para o referido Erário: ordeno que a escrituração seja mercantil por partidas dobradas, por ser a única seguida por nações civilizadas, assim pela sua brevidade para o manejo de grandes somas, como por ser mais clara e a que menos lugar dá a erros e subterfúgios, onde se esconde a malícia e a fraude dos prevaricadores.

Entre os anos 1830 e 1840 o contador Alves Branco organiza a contabilidade pública com base no método das partidas dobradas. Percebe-se uma contabilidade incipiente no Brasil, principalmente no setor público;

Em 1850 surge o Código Comercial Brasileiro, que passou a obrigar que todo comerciante fizesse a escrituração e a manutenção de determinados livros;

Em 1863 surge o Instituto Comercial do Rio de Janeiro, criado em 1856, passa a oferecer a disciplina Escrituração Mercantil, a fim de preparar os comerciantes para a prática do registro contábil;

Em 1890 a Escola Politécnica do Rio de Janeiro passa a oferecer a disciplina de Direito Administrativo e Contabilidade. Essa tendência de associar a Contabilidade ao Direito durou bastante tempo;

Em 1902 surge a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, como Escola Prática de Comércio, a primeira escola de Contabilidade no Brasil;

Em 1931 o Decreto nº 20.158 institui o Curso Técnico de Contabilidade com duração de dois anos para formar Guarda-Livros e de três anos para formar Peritos Contadores (leia o decreto acessando o link http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=dec20158-1931);

Em 1945 foi criado o Curso de Ciências Contábeis e Atuariais pelo Decreto Lei nº 7.988;

Em 1946 foi criado o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com