A principal tarefa da contabilidade gerencial
Projeto de pesquisa: A principal tarefa da contabilidade gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipetassi • 16/9/2014 • Projeto de pesquisa • 4.768 Palavras (20 Páginas) • 359 Visualizações
O objetivo principal da Contabilidade Gerencial.
Seu objetivo primeiro é produzir informações qualificadas, fazendo uma seleção dentro do mar de números, a fim auxiliar no processo de tomada de decisões. O enfoque da Contabilidade Gerencial deve estar no futuro, é pensando nele que as informações devem ser analisadas e filtradas.
Os três Macroconjuntos de Informações.
Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macro conjuntos de informações; o primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial.
Por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.
Os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais
Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45), os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:
Controle Operacional – Fornece Informação (feedback)
sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.
Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos
recursos para se produzir, vender e entregar um produto
ou serviço aos clientes.
Controle administrativo – Fornece informação sobre o
desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.
Controle estratégico – Fornece informações sobre o
desempenho financeiro e competitivo de longo prazo,
condições de mercado preferência dos clientes e
inovações tecnológicas.
Outros autores como Horngren, Foster e Datar. (2000, p.2) acrescentam ainda a versatilidade do acesso a informações financeiras pois existe ma tendência de estreitamento nas relações mercadológicas atuais implicando no acesso a informações de clientes e fornecedores e também o acesso destes às informações financeiras da entidade.
Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial
Mas onde começa a Contabilidade Gerencial e termina a financeira, ou seja, conforme Iudícibus (1998, p.22), onde é o ponto de ruptura?
Os relatórios mais utilizados pela contabilidade
financeira são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração
de Resultados, a Demonstração das Mutações do
Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa,
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. A
gerencial utiliza: orçamentos, relatórios de custos,
relatórios de desempenho e outros facilitadores da tomada
de decisão. Enquanto os primeiros possuem uma
freqüência regulamentada, anual, mensal, os últimos são
elaborados de acordo com a necessidade da
administração da entidade Padoveze (2000, p.31).
Os usuários das informações geradas são, no caso da Contabilidade Gerencial, os internos como funcionários e administradores. Já a financeira visa os usuários externos, como os acionistas, os credores e outros interessados, podendo também atender os usuários internos. Entretanto, segundo Horngren et al. (2000, p.2), a Contabilidade Gerencial é também direcionada as partes externas, onde os administradores cada vez mais compartilham a informação contábil com os fornecedores e clientes.
Segundo Padoveze (2000, p.31) e Atkinson et al. (2000, p.38), existem algumas características que diferenciam os métodos das duas contabilidades.
A contabilidade financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras e princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, em contraste com a gerencial que não é regulamentada, onde as informações sofrem apenas as restrições determinadas pela administração, sendo subjetivas e menos precisas.
Enquanto a Financeira fornece informações para mensuração financeira, estruturadas na Ciência Contábil, a Contabilidade Gerencial utiliza outras disciplinas nas áreas de economia, finanças, administração de forma integrada, utilizando a informação contábil como instrumento gerencial da administração. Além do que, uma de suas características principais é a ênfase dos relatórios atuais orientados para o futuro, enquanto a contabilidade financeira, não é dada a mesma importância, apresentado uma orientação histórica e atrasada.
Outra característica apresentada por Atkinson et al, que diferencia as duas contabilidades, é que a financeira é muita agregada e refere-se toda a empresa. A gerencial fornece as informações das decisões e ações locais de forma não agrupadas.
No contorno didático, fica caracterizado que grande parte dos temas da Contabilidade Gerencial são baseados em outras disciplinas. É o que Padoveze (1992, p.22), apresenta em pesquisa científica realizada, em livros de Contabilidade Gerencial existente na época, que a quantidade dos capítulos dos respectivos livros por disciplina era a seguinte: 78% da titulação dos capítulos mencionam temas de outras disciplinas como Contabilidade de Finanças: Análise de Balanços; Administração Financeira e Orçamentária; Contabilidade de Custo,
...