Conceito, objeto e objetivo da contabilidade
Trabalho acadêmico: Conceito, objeto e objetivo da contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: quenia • 1/5/2014 • Trabalho acadêmico • 2.125 Palavras (9 Páginas) • 511 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Conceito, objeto e objetivo da contabilidade 4
2.2 Escrituração contabil 4
2.3 A contabilidade na gestão empresarial 4
2.4 Demonstrações contábeis 4
2.5 A missão da empresa 5
2.6 A vissão empresarial 5
2.7 Processo administrativo.........................................................................................7
2.8 Ambiente das organizações...................................................................................8
2.9 Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade.......................8
2.10 Principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis...............10
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade, ciência que apura, controla e interpreta o patrimônio das entidades, mostra seus primeiros sinais no mundo através de registros arqueológicos, quando os homens utilizavam as fichas de barro para registro dos bens e produções, como animais e a agricultura.
Desde então ela tem se mostrado fundamental na história da sociedade. Fazendo o controle, revelando dados relevantes de um patrimônio de uma entidade.
Estando ela ligada com muitos elementos bastante fundamentais a própria existência do homem, como a administração, o direito e a matemática.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
A contabilidade é um sistema de informação que tem como objetivo o controle do Patrimônio de uma entidade. Tratando assim o seu objeto chamado Patrimônio. Fazendo seu objetivo que é: analisar, mensurar, registrar e controlar o “patrimônio”,requerendo também o fornecimento constante de informações sobre o “patrimônio” aos seus usuários.
2.2 ESCRITURAÇÃO CONTABIL
A contabilidade também se abrange em escrituração contábil que tem como definição a representação do registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o método das Partidas Dobradas, Plano de Contas e demais normas envolvidas. Realiza no Livro Diário e Livro Razão.
2.3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
Na gestão empresarial a contabilidade se mostra a mais necessária, pois ela revela gastos, lucros, prejuízos, rendimentos e um controle apurável. Ela mostra onde a empresa tanto “tropeça” como “acerta o alvo”, dando assim aos gestores um controle maior e melhor sobre seu patrimônio.
2.4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
O registro sistemático de um grande banco de dados históricos da empresa na contabilidade revela dados que permite a administração conhecer, através dos saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período, sendo internas não obrigatórias: Para o uso dos administradores e gerentes. Não tem formado obrigatório. E Externas: Para uso pelo público em geral. Tem formado e regras obrigatórios por lei. Nesta demonstração contábil temos dois importantes elementos: O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Esclarecendo que o balanço patrimonial é uma demonstração que mostra um instantâneo da posição financeira da empresa em uma data especifica apresentada, à esquerda, os ativos e, à direita, o passivo.
Já a demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).
2.5 A MISSÃO DA EMPRESA
A missão da empresa se define em atender o publico de forma que a mesma seja reconhecida com seu lucro e popularização.
2.6 A VISÃO EMPRESARIAL
A visão empresarial se mostra uma pouco diferente, sendo o que o empresário consegue enxergar no seu segmento. Em um exercício de futurologia onde o empresário percebe as tendências do negócio, compra o que for suficiente, enfim é a análise antecipada de seu negócio.
2.7 PROCESSO ADMINISTRATIVO
Vemos como base também o processo administrativo e seus elementos: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
O planejamento, que se revela ser a união de um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio. Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, afim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.
Vamos entender melhor essas expressões:
• Oportunidades – são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pelo administrador, podem influenciá-lo positivamente.
Por exemplo: novas políticas de governo, novos fornecedores, etc.
• Ameaças – são situações externas, atuais ou futuras que, se não evitadas ou eliminadas, podem afetar o negócio.
Por exemplo: concorrência forte, roubos, incêndios, etc.
• Forças – são características do administrador que podem fortalecer e aperfeiçoar o seu negócio, dando-lhe destaque frente aos concorrentes.
Tais como: habilidades de liderança motivacional, reconhecimento, etc. Ou tecnicamente, pode-se considerar: a eficiência dos colaboradores, a credibilidade dos fornecedores e a qualidade dos produtos.
• Fraquezas – são características
...