CONCEITOS BÁSICOS SOBRE OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO CUSTO
Por: fabianaplima • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 623 Palavras (3 Páginas) • 1.818 Visualizações
CONCEITOS BÁSICOS SOBRE OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO CUSTO
Gastos são os valores monetários pagos a vista ou a prazo, que são compromissos assumidos pela empresa desenvolver os produtos de bens e serviços para gerar vendas, e esses gastos compreendem:
Custos: São os gastos diretamente envolvidos com a produção dos bens e serviços destinados a comercialização.
Despesas: São gastos gerais porem, não envolvem diretamente o produto dos bens e serviços destinados a comercialização, podem ser chamados de gastos de apoio como por exemplo, despesas com o setor administrativo da empresa.
Investimento: Gastos ativados com uma expectativa de benefícios futuro.
Perda: representa um gasto involuntário, indesejado como uma perda de energia num período, ou um incêndio; e perdas normais como, sobra de material na hora da produção.
Desperdício: Representa um gasto que não agrega valor do ponto de vista do cliente.
Contabilmente a diferença entre custo e despesa, refere-se ao fato de que as despesas podem ser debitadas das contas de resultado no período em que são pagas ou incorridas, enquanto os custos só são levados a débito de resultados (sob forma de custo dos produtos ou serviços vendidos) por ocasião da venda do bem ou serviço ao qual estejam associados, e esse fato é fundamental para a adequada apuração do lucro real do período.
GASTOS DIRETO E INDIRETO
• Custo indireto de fabricação é a apropriação da matéria prima direta ao produto fabricação e que não precisa de rateio para se identificar o que foi apropriado.
• Custo indireto de fabricação é o inverso do direto, ou seja, se gasta somente quando se é produzido.
PARA ELABORAR A DEMOSTRAÇAO DO RESULTADO DO EXERCICIO:
A Demonstração do Resultado de Exercício – DRE é elaborada simultaneamente ao BALANÇO PATRIMONIAL. É na DRE que visualizamos os valores que se revestem de concretude no BALANÇO.
Mais precisamente, a DRE revela o resultado apurado pela companhia, revelando o equilíbrio entre o ativo e o passivo.
A estrutura da DRE é definida pelo Art. 187 da Lei 6.404/76 alterada pelas leis 11.638/07 e 11.941/09.
A Demonstração do Resultado do Exercicio representa um resumo ordenado das movimentações contábeis proveniente das contas de Resultado das Receitas e Despesas.
É a partir da DRE que se evidencia o resultado que deve ser apurado, para um determinado período, em consonância com o Principio da Competencia, que consiste em considerar o fato gerador da receita independente do seu recebimento e o fato gerador da despesa independentemente do seu pagamento.
A DRE é indispensável e apresenta o mais importante relatório à disposição dos usuários da contabilidade.
Passos para fazer a apuração dos custos de produção:
1º Passo – Separar os tipos de custos
• Diretos: São os custos diretamente relacionados aos produtos e que podem ser mensurados por
...