CONCEITOS E FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO
Projeto de pesquisa: CONCEITOS E FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellysilva • 26/9/2013 • Projeto de pesquisa • 3.603 Palavras (15 Páginas) • 330 Visualizações
1. CONCEITOS E FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO
A necessidade de adotar decisões mais ajustadas com os objetivos de produção – tais como: melhorar produtividade, reduzir desperdícios e ociosidade, minimizar custos, dentre outros – tem propiciado um ambiente fértil para aplicações de metodologias qualitativas e quantitativas de solução de problemas industriais.
Técnicas quantitativas não-seqüenciais, como as baseadas em programação matemática, vêm sendo utilizadas em larga escala, para ajudar gerentes no processo de tomada de decisão. Entretanto, para alguns problemas práticos, estas técnicas apresentam uma séria deficiência, que é a de não conseguir refletir a característica dinâmica do processo de decisão. Um exemplo disto é o planejamento agregado da produção onde, para cada período de tempo, as necessidades sobre o uso dos recursos materiais agregados da firma devem ser revistas e ajustadas. De fato, as técnicas não-seqüenciais fornecem uma visão limitada do processo de produção, pois assumem uma situação em que o processo produtivo é visto no tempo como se estivesse em estado de regime permanente, ou seja, livre do efeito adverso das perturbações do ambiente. Normalmente, esta é uma falsa suposição, basta para isto considerar as incertezas sobre as flutuações de demanda em horizontes de médio e longo prazo.
Técnicas quantitativas sequenciais, por seu turno, envolvem um grande número de variáveis inter-relacionadas de uma forma complexa através de um sistema dinâmico, ao qual estão incorporadas as incertezas do ambiente. Este sistema pode ser descrito na forma entrada-saída, onde as entradas são selecionadas, sequencialmente no tempo, após a observação das saídas passadas, usando algum esquema de realimentação. Esta é uma característica extremamente interessante que pode ser explorada em muitos problemas gerenciais.
É possível definir, de uma maneira geral, as decisões gerenciais como sendo atividades de planejamento sobre o tempo, sob efeito de incertezas. Esta definição conduz a necessidade de considerar modelos matemáticos que incorporem tanto a componente tempo quanto a componente perturbação.
Estaremos acompanhando a produção e operações da empresa:
NOME DA EMPRESA: CELUPA – Industrial Celulose e Papel Guaíba Ltda
LOCALIZAÇÃO: Rua Ismael Chaves Barcellos, 150 – Bairro: Engenho – Cidade: Guaíba / RS
SEGMENTO EM QUE ATUA: Papel e derivados
PORTE / TAMANHO: Grande porte
MISSÃO:
VISÃO: Somos parte de um grupo internacional, independente, de capital próprio, que prioriza o crescimento continuo sustentável. Queremos ser a marca líder, mais admirada e confiável no consumo e preparo de papel.
VALORES: Marcas, mercados, produtos, cultura, pessoas e responsabilidade social.
JUSTIFICATIVA: Foi escolhida a CELUPA já que a integrante da equipe Andréia Borba da Rocha é funcionária da empresa, sendo assim, mais fácil e rápido o contato com a mesma, de forma que, se tem maior acesso às informações necessárias.
NOME DO CONTATO: Aline Parpinelli
A administração de produção trata de problemas reais da maneira pelas quais as organizações produzem bens e serviços. Em um sistema produtivo o planejamento e controle de produção recebem da direção as metas a serem atingidas e a partir daí começa a formular planos para atingi-las, administrando os recursos humanos e físicos com base nos planos e acompanha as ações corrigindo prováveis desvios.
As atividades de PCP são desenvolvidas por um departamento de apoio à produção, dentro da gerência industrial, que leva seu nome. Como departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível aos planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional.
Para atingir seus objetivos, o PCP administra informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo. Da Engenharia do Produto são necessárias informações contidas nas listas de materiais de desenhos técnicos, da Engenharia de Processo os roteiros de fabricação e o lead times, no Marketing buscam-se os planos de vendas e pedidos firmes, a Manutenção fornece os planos de manutenção, Compras/Suprimentos informa as entradas e saídas dos materiais em estoques, dos Recursos Humanos são necessários os programas de treinamento, finanças fornece o plano de investimentos e o fluxo de caixa, entre outros relacionamentos.
Como desempenha uma função de coordenação de apoio ao sistema produtivo, o PCP de forma direta, ou de forma indireta, relaciona-se praticamente com todas as funções deste sistema.
As atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção. No nível estratégico, onde são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção, gerando um plano de produção. No nível tático, onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o Planejamento Mestre da Produção, obtendo o Plano Mestre da Produção (PMP). No nível operacional, onde estão preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciado, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.
No caso da empresa estudada, ela utiliza o nível de curto prazo, pois o plano de produção da empresa é de três meses e se preciso for fazem ajustes. A partir do que vendas informarem através da previsão de vendas referente ao próximo mês. E feito um levantamento com a informação fornecida por vendas e também através do histórico de vendas anteriores é efetuada a produção dos mesmos.
Vendas são o sangue de um negócio. Elas permitem o pagamento de funcionários, despesas operacionais, compra de material, novos produtos de mercado e a atraem mais investidores. A previsão de vendas é uma parte essencial do planejamento financeiro (em inglês) de um negócio. É uma ferramenta de autoavaliação que usa estatísticas de vendas passadas e atuais para prever desempenhos futuros de forma inteligente.
Com uma previsão de vendas precisa em mãos, você pode fazer planos para o futuro. Se as previsões dizem
...