CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA SOCIAL
Por: Vanessa Brunheroto • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.358 Palavras (6 Páginas) • 264 Visualizações
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
2º SEMESTRE
ADEC 1
CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA SOCIAL
PIRACICABA, SP
AGOSTO, 2014
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
2º SEMESTRE
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CIÊNCIA
2.1 O que é Ciência?
2.2 Classificação da Ciência
2.3 Ciência social
3 ORIGEM DA CONTABILIDADE
4 CIÊNCIAS CONTÁBEIS
4.1 Ciências Contábeis, como Ciência Social
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho fundamenta-se em uma breve pesquisa sobre a ciência e também, peculiarmente sobre a ciência contábil. Caracteriza-se em esclarecer alguns conceitos e principalmente, em apresentar a contabilidade como uma ciência social e a justificativa referente a esta colocação.
Este estudo apresenta três pontos importantes: Conceito da Ciência e sua Classificação, a Ciência Contábil sendo considerada uma Ciência Social e por fim, a conclusão do grupo.
2 CIÊNCIA
2.1 O que é Ciência?
Ao longo da história da humanidade, várias definições foram dadas à palavra ciência. Segundo Sérgio de Iudícibus, o conceito de ciência “é um conjunto de conhecimentos sistemáticos sobre os fenômenos de uma mesma natureza e das leis que os regem, obtido por meio de investigação, raciocínio e experimentação intensiva, capaz de ser submetida à verificação”.
Logo, a ciência é chamada de construtivista, ou seja, possui elementos racionalistas (uso da razão) e empiristas (experimentação).
As teorias podem ser criadas, aperfeiçoadas, ou até abandonadas, para que a quantidade e a qualidade dos conhecimentos sejam ampliadas. Entende-se que as ciências passam por processos de renovação e estão sujeitas a mudanças no tempo e no espaço, desta forma, não apresentam um conhecimento cientifico absoluto ou indiscutível.
O termo Ciência visa buscar os conhecimentos científicos sobre fenômenos da natureza.
2.2 Classificação da Ciência
A ciência é classificada em dois grupos, sendo as Ciências Formais e Exatas e as Ciências Factuais.
A Matemática e a Lógica são ciências pertencentes ao grupo de ciências formais e exatas. Para Paulo Schimidt, “as ciências formais tratam de entes ideais, tanto abstratos, quanto interpretador, existentes apenas na mente humana conceitualmente e não fisiologicamente”.
Por outro lado, as ciências factuais desdobram em naturais e sociais. A Física, Química e Biologia são exemplos de ciências factuais naturais. Já a Antropologia, Sociologia, Direito é denominada ciências factuais sociais.
Segundo Paulo Schimidt “as ciências factuais referem-se a fatos que supostamente ocorrem no mundo, recorrendo, desta forma, à observação e à experimentação para comprovar ou refutar suas hipóteses”.
2.3 Ciência social
As ciências ou sociais estudam as relações do homem consigo próprio, com os outros homens e com a natureza. Estas relações são aquelas que têm a sua origem do ato pelo qual o homem produz cultura, agindo no mundo e a ele reagindo, criando e sofrendo os efeitos de suas criações. Pertencem ao conjunto das ciências humanas ou sociais a História, a Sociologia, a Psicologia, a Antropologia Cultural, a Economia, a Administração e a Contabilidade, entre outras.
O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura
3 ORIGEM DA CONTABILIDADE
A Contabilidade surgiu, em locais e épocas diversas, da necessidade que o homem tinha de controlar seus haveres ou riquezas, como técnica.
Não se pode precisar a época em que se iniciou a Contabilidade. Contudo, acredita-se que ela seja antiga quanto à origem do homem. A partir do momento em que o homem passou a possuir bens, houve consequentemente a necessidade de controlar esses bens, surgindo assim o inventário (RIBEIRO, 2009, p. 9).
Depois com a Evolução da contabilidade o campo de atuação dessa ciência ampliou-se enormemente. Até os dias atuais sua essência não alterou, somente aprimorou com o avanço tecnológico.
4 CIÊNCIAS CONTÁBEIS
4.1 Ciências Contábeis, como Ciência Social
A curso de ciências combateis é considerado uma ciência social pois esta, que tem por objetivo estudar o patrimônio e seus fenômenos e variações. O seu objeto de estudo é o patrimônio que deve ser visto em suas relações internas, com a sociedade, e com a natureza, que se originam do ato pelo qual o patrimônio produz riquezas, com valores que podem ser monetários, culturais, éticos e de responsabilidades social e ambiental, agindo no mundo e a ele reagindo, criando e sofrendo os efeitos de suas criações.
...