CONTABILIDADE DE CUSTO - FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDAS
Por: Camila Assescon • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.985 Palavras (12 Páginas) • 739 Visualizações
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Formação do preço de vendas
Camila de Cássia S.R Martinez
Kaelen R.M. Galvão
Paula Rafaela Grzebieluckas Silveira
Simone Fraporti
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB0135) – Prática Módulo V
16/04/2015
RESUMO
Formar o preço de venda é o começo de uma empresa para poder entrar no mundo dos negócios e da competitividade, mas para isso, a empresa deve ter o conhecimento dos elementos que devem ser contados para a formação do preço de vendas. Este trabalho tem a finalidade de demonstrar a importância da formação de preços e sua influência na sobrevivência e lucratividade das empresas. Tentamos demonstrar como formular o preço de venda de mercadorias/serviços, considerando os custos e despesas envolvidas.
Palavras-chave: Preço de vendas, Custos, Despesas.
1 INTRODUÇÃO
Com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas saibam elaborar bem o seu preço de venda. A formação do preço de venda é um dos maiores problemas enfrentado pelas microempresas atualmente, pois muitos empresários têm dúvidas de sobre o que incluir na formação do preço, eles sabem que precisam se preocupar com o lucro em cada estratégia traçada, e que a forma de fixar o preço de venda é fundamental. A formação do preço, de maneira correta é de suma importância para qualquer tipo de empresa, pois é um fator primordial para sua sobrevivência, permanência, lucratividade e posição no mercado. Porque depois deste passo é que a empresa começa efetivamente a competir no mercado.
O cálculo do preço de venda deve levar a um valor que traga á empresa a maximização dos lucros e que o preço a ser cobrado dos clientes seja suficiente para cobrir os custos.
O presente trabalho propõe-se a enfatizar a importância e analisar a formação do preço de vendas dos produtos em microempresas, avaliando o contexto e o método utilizado, ao mesmo tempo demonstra que uma eficiente gestão e conhecimento dos custos, torna a empresa mais competitiva, e tem mais chances de ampliar o mercado de trabalho atingindo uma melhor lucratividade.
2 A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA AS EMPRESAS COMERCIAIS.
A determinação do preço de venda é tarefa extremamente importante e constitui-se em uma das peças fundamentais do planejamento empresarial, pois proporcionará rentabilidade, retorno do capital investido, e competitividade a sua empresa, consequentemente sua evolução ou extinção.
O preço é fator importante na decisão de compra, pois, em mercados competitivos, o cliente considera seu desembolso financeiro altamente relevante.
O conhecimento e o controle das despesas e dos custos em uma empresa comercial por exemplo, proporcionarão respostas para várias indagações, entre as quais citamos:
I - Estou tendo lucro ou prejuízo na comercialização das mercadorias? De quanto?
II - Posso reduzir o preço de venda a fim de torná-lo mais competitivo? Reduzir em quanto?
III - Entre as mercadorias que comercializo, quais deverão ter suas vendas incentivadas? (Margem de Contribuição.).
IV - Qual a quantidade mínima de vendas por mês necessário para cobrir todos os meus custos e despesas?
Segundo Santos (1995.p.4) pode se afirmar que:
A fixação de preços de venda dos produtos e serviços é uma questão que afeta diariamente a vida de uma empresa, independente de seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de sua atuação.
A formação do preço de venda não visa o simples aumento de faturamento de uma empresa, mas sim uma combinação entre preço e volume.
Mas não só o preço é importante. Na compra de um produto, o cliente leva em consideração também a qualidade, disponibilidade, assistência técnica, aparência, a entrega, e é influenciado por anúncios feitos por lojistas e fabricantes. O preço de venda deve ser justo para o consumidor, mas compatível com as exigências do mercado, e adequado para garantir a sobrevivência da empresa, bem como o lucro que a empresa deseja obter. O preço de venda é, sem dúvida, a ferramenta mais importante, a que produz os efeitos mais intensos e imediatos.
3 PREJUÍZOS CAUSADOS PELO ERRO NA FORMAÇÃO DO PREÇO
A falta de conhecimento, a inexistência ou insuficiência de controles para identificação de custos e despesas, faz muitas vezes com que as empresas coloquem preços nos seus produtos (mercadoria ou serviços) de forma aleatória e indevidamente, gerando assim um prejuízo.
É comum empresas que, ao se depararem com muita concorrência adotarem estratégias de baixar os preços sem nenhum critério ou cuidado e acabam inviabilizando o negócio, ou seja, tendo prejuízo.
4 CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS
Alguns custos são identificáveis aos produtos, outros são comuns a vários produtos. Alguns acompanham o volume de produção ou vendas, outros nada têm a ver com o volume de produção e vendas.
Os custos se classificam em: Diretos e Indiretos, Fixos e variáveis e Primários e de transformação.
4.1 DIRETOS E INDIRETOS
Custo Direto- Podem ser diretamente apropriado ao produto, basta haver uma medida de consumo exemplos- Horas de mãe de obra utilizada, embalagens utilizadas etc.
Custo Indireto- Não apresentam condições de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muita vez arbitraria (exemplo: Aluguel, as chefias, a supervisão.).
4.2 FIXOS E VARIAVÉIS
A mais importante que todas as demais classificações. Leva em consideração a relação entre o valor total de um custo e o volume de atividade numa unidade de tempo.
Custos Variáveis- Têm seu valor alterado diretamente em função das atividades da empresa. Quanto mais a produção, maiores serão os custos variáveis. Possuem características interessantes, são fixos em sua unitária.
...