CONTABILIDADE E A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Por: mrsaraiva • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 651 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA:CONTABILIDADE GERAL
MÔNICA RODRIGUES SARAIVA RA:8411163878
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
PROFESSOR:NOBUYA YOMURA
SÃO PAULO
2015
Contabilidade
Tomadas de decisão são as altitudes que tomamos ao longo da vida, decisões essas que podem ser simples, como por exemplo escolher entre chocolate branco ou chocolate amargo, coisas simples do dia a dia, más também inclui-se também as decisões mais importantes da nossa vida, como por exemplo na hora escolher a profissão a seguir ou a compra da casa própria.
Dentro de uma empresa são tomadas decisões a todo momento, a maioria delas são de extrema importância para a continuidade e o sucesso da instituição, por esse motivo deve ser cuidadosamente analisadas, seguindo critérios predefinidos e racionais, com informações verídicas e claras sobre a situação decorrente dentro da empresa.
A empresa necessita de dados para contabilizar a situação financeira de instituição, essa tarefa fica a cargo do contador, más porém hoje o contador se restringe a apenas gerar informações para a fiscalização.
A contabilidade tem seu foco voltado para avalição da situação da empresa necessária para o grupo de usuários interessados, relatórios contendo informações estáticas, ou seja, atuais, como também informações futuras, onde se pode prever as ações que ser tomadas a partir de informações concretas e verídicas.
A contabilidade é uma ciência social, porém bastante confundida com uma ciência exata, a contabilidade estuda objetivos, fenômenos e fatos resultantes de ações humanas, em particular aqueles que se traduzem na criação, manutenção e incremento das riquezas, isto é, do patrimônio, diferente das exatas que tem seu foco o estudo como objeto as quantidades consideradas, independentes das ações humanas.
A necessidade de se contabilizar e mensurar bens de patrimônio fez surgir a contabilidade, com objetivo de se contabilizar e mensurar dados, com dados concretos o proprietário consegue avaliar a situação da sua empresa tomando decisões para a melhoria da mesma, contabilizando seus lucros e perdas entre outros dados presentes, criando assim um cenário onde terá uma visão ampla dos seus negócios.
A contabilidade é uma das áreas mais amplas hoje, com enorme leque de oportunidades de todas as espécies para aqueles que a ela se dedicam, entre elas, o contador é o profissional que lida com o patrimônio das instituições, bem como com suas respectivas áreas financeiras e econômica. Com formação superior o contador poderá se dedicar á qualquer umas das formas com que a contabilidade se faz presente na atualidade. Contabilidade financeira é contabilidade geral necessária para todas as empresas; Contabilidade de custos está voltada para o cálculo e a interpretação dos bens fabricados ou comercializado, ou dos serviços prestados pela empresa; Contabilidade gerencial voltada para fins internos, procura suprir os gerentes de um maior de informações, exclusivamente para a tomada de decisões.
...