A Contabilidade Gerencial, Financeira e Custo
Por: bellbastoos • 3/5/2017 • Relatório de pesquisa • 335 Palavras (2 Páginas) • 503 Visualizações
Contabilidade Gerencial
A Contabilidade Gerencial tem um olhar interno, ela aprofunda dentro da empresa, servindo como um auxiliar para a administração participando do sistema organizacional, trazendo todas as informações contábeis que são úteis à administração, sendo assim a contabilidade gerencial trará relatórios financeiros, com o objetivo de supervisionar e preparar assuntos referentes a impostos, preços de venda, avaliações de estoque reunir informações sobre custo de produção, despesas com transportes e distribuições.
O papel fundamental da Contabilidade Gerencial é trazer todas as informações para os administradores, desta forma mostrando aos gestores, as falhas, ou a necessidade de investimentos em determinada área.
Contabilidade Financeira
A Contabilidade Financeira tem um olhar mais externo, trazer olhares de investidores, fazendo análises de desempenho da empresa, das mercadorias vendidas, como por exemplo: a taxa de inadimplência que a empresa está tendo de acordo com o passar dos anos, fazendo os administradores mudar ou não a forma de recebimento. A Contabilidade Financeira é responsável também com as análises de finanças, da produção, fazendo a comparação de empresas do mesmo ramo no mercado.
Em resumo a contabilidade financeira tem como objetivo ter informações contábeis com o foco de bancos, agências, acionistas e fornecedores.
Contabilidade de custos
A Contabilidade de Custos é associada a contabilidade geral, que teve início quando o homem teve a necessidade de controlar toda a sua empresa, principalmente após a revolução industrial. Ter o controle de toda a produção, ter o controle da matéria prima, estoque, para assim, conseguir ter um preço de venda baseado no seu custo real.
Essa contabilidade de custo tem como objetivo principal a CPP (Custo de Produção do Período) que é composto por três elementos: Mão de Obra Direta ( salários, encargos...), Materiais Diretos ( matéria prima, insumos, embalagens) e Custo Indireto de Produção ( engloba, depreciação de máquina, tempo de máquina, aluguel, energia, mão de obra de terceiros e etc).
Sendo assim, como o objetivo de qualquer empresa capitalista é o lucro, o cálculo de gastos é fundamental.
...