Capital de Giro
Por: carolamanda123 • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
Capital de Giro
Capital de giro (ou ativo circulante) é o valor que a empresa tem para manter suas despesas operacionais do dia a dia valor esse que é o resultado da diferença entre o dinheiro que você tem disponível e o dinheiro que você deve,seja ele para produção, comercialização ou prestação do serviço. A administração do capital de giro faz parte de um processo continuo de tomada de decisões voltadas para preservação da liquidez da empresa, mas que também podem afetar a sua rentabilidade.
O capital de giro (CG) constitui indicador de importância fundamental para julgar a situação de equilíbrio ou desequilíbrio financeiro da empresa. Uma empresa esta em equilíbrio financeiro quando seu gerenciamento produz fluxos financeiros de entrada dimensionados e distribuídos ao longo do tempo, de tal modo que permitam enfrentaras dificuldades financeiras correspondentes aos fluxos financeiros de saída. Ao contrario, encontra-se uma situação de desequilíbrio financeiro, quando a gestão produz entradas relacionadas as receitas em montante insuficiente e/ou distribuídos no tempo de tal forma que não cubra as necessidades financeiras relativas as necessidades de desembolso. (TOMAZONI, 2005, p. 29)
Alcançar o equilíbrio financeiro é indispensável para sobrevivência das organizações, pode-se encontrar empresas que estão em condições de equilíbrio econômico, ou seja, despesas superiores aos custos e que podem enfrentar dificuldades financeiras devido a má administração de entrada e saída de recursos. A administração do capital de giro corresponde às operações de gerenciamento dos seus principais elementos: gerenciamento de liquidez, dos créditos aos clientes. Dos estoques e das diversas formas de passivo de curo prazo.
A definição do montante de capital de giro que a empresa deve dispor é uma tarefa com sensíveis repercussões sobre o sucesso dos negócios, exercendo influencias sobre a liquidez e rentabilidade das empresas. Sob determinado enfoque uma empresa deve investir em capital de giro enquanto o retorno marginal dos ativos correntes se mantiver acima do custo dos recursos alocados para seu financiamento. A importância e o volume do capital de giro para uma empresa são determinados principalmente pelo volume de vendas, o qual é garantido pelos estoques, valores a receber e caixa temporário dos negócios, que determina variações nas necessidades de recursos ao longo do tempo; fatores cíclicos da economia, como recessão, comportamento do mercado etc.; Tecnologia, principalmente aos custos e tempo de produção, políticas de negocio centradas em alterações na condição de venda, de credito, produção etc.
A boa administração do fluxo de caixa resulta em saúde financeira para empresa, ao contrario as empresas correm um serio risco de não conseguir cumprir com os compromissos financeiros. Assaf Neto; Silva (1997. 13). Afirma que “o capital de giro tem participação relevante no desempenho operacional das empresas, cobrindo geralmente mais da metade de seus ativos totais investidos. Uma administração inadequada do capital de giro resulta normalmente em sérios problemas financeiros, contribuindo efetivamente para a formação de uma situação de insolvência”.
...