Características do CEO e Gerenciamento de Resultados
Por: danefe • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 4.056 Palavras (17 Páginas) • 213 Visualizações
Tema: Características do CEO e o Gerenciamento de Resultados em Empresas
Problema: Qual a influencia das Características do CEO no Gerenciamento de Resultados?
Objetivo: Verificar a relação das características do CEO com relação ao Gerenciamento de Resultados.
Justificativa: Esta pesquisa se justifica por elucidar ou no mínimo, trazer maiores informações acerca de quais características possuem os CEO’s do setor petroquímico, das empresas listadas no BM&FBovespa e qual a tendência no Gerenciamento de Resultados. Esta e a importância do estudo mesmo havendo pesquisas significativas não se obtiveram uma conclusão definitiva sobre o tema.
Variáveis: Verificar se a remuneração, as características pessoais (idade, gênero), características do poder concedido e forma de eleição, se relacionam e principalmente, impactam no Gerenciamento de Resultados das empresas.
Empresas: Período de 2014 a 2016 (12 empresas) - Setor Petroquímico, listadas na BM&FBovespa.
COSAN LIMITED
COSAN S.A. INDUSTRIA E COMERCIO
DOMMO ENERGIA S.A.
ÓLEO E GÁS PARTICIPAÇÕES S.A.
PETRO RIO S.A.
PETROBRAS DISTRIBUIDORA S/A
PETROLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS
QGEP PARTICIPAÇÕES S.A.
REFINARIA DE PETROLEOS MANGUINHOS S.A.
ULTRAPAR PARTICIPACOES S.A.
LUPATECH S.A.
OSX BRASIL S.A.
RESUMO
Sabe-se que os resultados alcançados pelas companhias, impactam na decisão dos investidores, no mercado e na administração da empresa. De acordo com Slagmulder (1997), o processo estruturado de análise de investimentos de longo prazo demanda um conjunto de instrumentos relacionado com o sistema de controle gerencial das organizações.
Alguns gestores podem se utilizar da discricionariedade no processo de mensuração e evidenciação contábil para gerenciar os resultados da empresa em que atua. Visando compreender as circunstâncias que estão relacionadas à essa prática no Brasil, esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre as características do Chief Executive Officer (CEO) e o gerenciamento de resultados em empresas listadas na BM&FBovespa, mais especificamente empresas do ramo Petroquímico.
O estudo se justifica por elucidar ou no mínimo, trazer maiores informações acerca de quais características possuem os CEO’s do setor petroquímico, das empresas listadas no BM&FBovespa e qual a tendência no Gerenciamento de Resultados, sendo que as variáveis, remuneração, características pessoais (idade, gênero), características do poder concedido e forma de eleição, se relacionam e principalmente, impactam no Gerenciamento de Resultados das empresas.
Palavras-chaves: Gerenciamento de resultados; CEO.
- INTRODUÇÃO
O gerenciamento de resultados pode ser realizado pelas empresas adotando práticas previstas na legislação. No entanto, algumas companhias tendem a utilizar o gerenciamento de forma inidônea. Considerando o gerenciamento como instrumento legal, pode-se ter o reconhecimento e mensuração das contas patrimoniais e de resultado em momentos e formas distintas.
Dentre as variáveis que influenciam na maneira de se gerenciar os resultados estão: a remuneração, as características pessoais (idade, gênero), características do poder concedido e forma de eleição.
A remuneração pode ser um dos motivos para a realização do gerenciamento de resultados. Segundo Watts e Zimmerman (1978); Healy (1985); Gaver, Gaver e Austin (1993); Garen (1994); Holthausen, Larcker e Sloan (1995); Balsan (1998); Bergstresser e Philippon (2005); Shuto (2007); Vassoler (2010) foi obtido como conclusão da pesquisa que há relação entre gerenciamento e remuneração, pois a remuneração funciona como incentivo para que os gestores gerenciem os resultados contábeis com a finalidade de aumentar sua própria compensação financeira. Goulart (2007) expõe que dentro do ambiente empresarial os envolvidos podem agir por interesses próprios com a finalidade de atender seus próprios interesses. Para Byrd, Parrino e Pritsh (1998) dizem que a única maneira para evitar que os gestores tomem decisões em favor de seus próprios interesses é concepção de contratos que sejam capazes de prever particularidades em todas as situações possíveis.
Outra causa provável para esta prática pode estar relacionada a idade e gênero do CEO. Vroom e Pahl (1971) e Peterson, Rhoads e Vaught (2001) apontaram que os indivíduos tendem a ser mais éticos e conservadores com o passar do tempo. Os achados de Hua-Wei, Ena e Chih-Chen (2012) corroboraram com esta ideia, evidenciando que CEOs de mais idade tendem a gerenciar menos os resultados. Cornett, Marcus e Tehranian (2008) evidenciaram que quanto maior a idade do CEO, menor o GR (Gerenciamento de Resultado). Peni e Vähämaa (2010) encontraram que CEO do gênero feminino estão associadas a menor uso de accruals discricionários, ou seja, CEOs do gênero masculino fazem maior uso dos accruals discricionários e consequentemente, gerenciam mais os resultados.
Desta forma, a pesquisa tem como objetivo verificar a associação das características do CEO com relação ao Gerenciamento de Resultados. E, assim, tem-se a seguinte questão de pesquisa: Qual a influencia das Características do CEO no Gerenciamento de Resultados?
Este estudo permite identificar as particularidades brasileiras, além de complementar a literatura prévia ao incluir variáveis pouco relacionadas com o perfil e a remuneração do CEO.
Nesta seção foi realizada a contextualização do tema a ser estudado. Na seção 2 será abordada a fundação teórica que dará sustentação a pesquisa. Na seção 3 será apresentada a metodologia. Na seção 4 serão coletados e analisados os dados. E, na última seção, será retratada a conclusão com recomendações de futuras pesquisas.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
Segundo FIPECAFI (2010), as demonstrações contábeis são um conjunto de informações divulgadas pela empresa como sendo uma “prestação de contas”, que tem o objetivo de evidenciar de forma verdadeira a posição patrimonial assim como financeira da mesma.
Muitos gestores usam de seus próprios julgamentos na escolha de uma das alternativas possíveis dentro das normas para a elaboração das Demonstrações Contábeis. Essa escolha pode diretamente alterar a composição do patrimônio da entidade assim com seu alterar seu valor, distorcendo a informação real da divulgada conforme relatado por Garcia-Ayuso e Zamora (2003).
...