Ciencias contabeis
Por: Mario Victor Andrade • 18/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 252 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
A chamada "Departamentalização" dentro da área da Contabilidade de Custos têm como metodologia e objetivo apropriar os custos indiretos aos produtos, através de departamentos. Ou seja, é preciso identificar os custos indiretos em direção aos departamentos, antes de ratear os custos indiretos aos produtos, para que depois, os custos sejam agregados aos produtos. Somente os custos diretos em relação ao produto (Material Direto e Mão-de-obra Direta) continuam sendo apropriados aos produtos em passar pelos departamentos.
Quando falamos em departamento não estamos falando apenas dos departamentos estruturais da empresa, mas sim para exprimir qualquer centro de custo, que dependem dos centros de acumulação de custos, assim, capacitando ser divisão, ou seção, ou departamento, ordenados do chamado organograma da empresa.
Existem departamentos que não atuam e os que atuam diretamente sobre a produção, são eles: Departamento de apoio ou de serviço e Departamento produtivo ou de produção.
- Departamento de apoio ou de serviço: É aquele que não atua diretamente na produção, pois são transferidos aos departamentos produtivos antes de serem lançados aos produtos, além disso, este departamento tem por finalidade prestar apoio aos departamentos de produção. Exemplos: Manutenção, limpeza, almoxarifado, expedição, administração geral.
- Departamento produtivo ou de produção: É aquele que atua diretamente sobre a produção, pois seus custos são transferidos diretamente aos produtos. Exemplos: Corte, Aplainamento, montagem, usinagem, pintura, moagem, galvanização, refinaria, mistura.
Podemos dizer que um Departamento é um Centro de Custo, pois, são acumulados nele os Custos Indiretos para depois serem alocados aos produtos (Departamentos de Produção) ou a outros Departamentos (Departamentos de Serviços).
...