TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como avaliar, a empresa trouxe lucro ou perda

Artigo: Como avaliar, a empresa trouxe lucro ou perda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Artigo  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

APURAÇÃO DE RESULTADOS

Para avaliar se a empresa obteve lucro ou prejuízo, precisamos confrontar a receita e a despesa do período de acordo com o principio de competência.

RECEITA

A receita corresponde, em geral, á venda de mercadorias ou á prestação de serviços. A receita reflete-se no balanço por meio da entrada de dinheiro no caixa (quando á vista) ou da trada um direito a receber (quando a prazo), representada por duplicatas a receber.

A RECEITA SEMPRE AUMENTA O ATIVO.

DESPESA

Despesa é toda atividade e todo o esforço da empresa para obter receitas, o que implica em ônus e riscos (que podem, eventualmente, redundar em prejuízos).

A despesa é traduzida geralmente no consumo de bens e ou serviços.

A despesa diminui o ativo-caixa (quando á vista) ou aumenta o passivo-divida (quando a prazo). A despesa pode, ainda, originar-se de outras reduções de ativo (além do caixa), como é o caso de desgastes de máquinas (depreciação).

Os reflexos das operações na demonstração do resultado do exercício e no balanço patrimonial podem ser assim representados:

OPERAÇÕES -> RECEITA -> DESPESAS = DEMOSTRAÇÕES DE RESULTADOS

LUCROS OU PREJUÍZOS

Em cada período, chamado de exercício social, deve-se (até por força de lei) apurar o seu resultado, isto é, verificar se houve lucro ou prejuízo.

O resultado é a soma algébrica das receitas e das despesas. Se, no exercício, o total das receitas for maior que o total das despesas o resultado será positivo, ou seja, haverá lucro. Se, ao contrario, o total das despesas for menor que o total das despesas, o resultado será negativo, ou seja, haverá prejuízo.

REGIME DE COMPETENCIA

Regime de competência é uma forma de registrar os eventos contábeis, considerando seus fatos geradores, isto é, aqueles fatos que dizem respeito ao patrimônio.

Este regime também é chamado de principio de competência e é universalmente adotado, aceito e recomendado pela teoria da contabilidade e pela legislação brasileira. Ele evidencia o resultado da empresa (lucro ou prejuízo) de forma adequada e completa.

RECEITA

A receita deve ser contabilizada no período em que foi gerada, independente do seu efetivo recebimento. A receita será considerada ganha no momento em que ocorre a transferência da propriedade da mercadoria ou serviço.

DESPESAS

A despesa deve ser contabilizada no período em que foi incorrida, utilizando o recurso, independentemente do pagamento, ou seja, da efetiva saída do dinheiro do caixa ou banco, se for a vista (se for a prazo, a empresa assumira uma obrigação, representada por duplicatas ou contas a pagar).

REGIME DE CAIXA

O regime de caixa é uma forma simplificada de contabilidade, aplicado basicamente em micro empresas ou as entidades sem fins lucrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com