TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento humano nas organizaçoes

Por:   •  9/11/2015  •  Seminário  •  3.556 Palavras (15 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 15

CONFLITOS, ESTRESSE E BEM ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO

Introdução

Para um melhor desenvolvimento das organizações, é preciso que os gestores preocupem-se com as condições de trabalho que oferecem aos seus funcionários, e saibam gerenciar os problemas da organização, visando proporcionar fatores que contribuam positivamente nas condições e qualidade de vida dos trabalhadores. A qualidade de vida no trabalho é considerada um fator importante, pois, tem como objetivo fazer com que os funcionários se sintam satisfeitos e que o ambiente de trabalho gere bem-estar facilitando as atividades a serem realizadas, e para que essa harmonia seja possível, a organização precisa preocupar-se não apenas com o ambiente físico da organização, mas também com os aspectos psicológicos e físicos de seus funcionários. Ao oferecer qualidade de vida no trabalho, as organizações ajudarão os funcionários a lidar com os conflitos, a minimizar o estresse, o cansaço físico e mental, assim proporcionando um bem estar no ambiente organizacional.

O sucesso de uma empresa não ocorre só pela qualidade de seus produtos isoladamente, pois para alcançar seus objetivos, são necessários indivíduos que trabalhem por um mesmo ideal. Quando as organizações não dão à devida atenção à qualidade de vida de seus funcionários, elas tendem a passar por dificuldades, se deparam com funcionários desmotivados, estressados, e muitas vezes doentes fisicamente e psicologicamente, pois estes não se sentem reconhecidos, o que pode levar a uma redução em sua produtividade. É preciso uma atenção às necessidades para que os funcionários possam realizar suas atividades, contribuindo positivamente para o equilíbrio e sucesso da organização.

O conflito nas organizações

Para compreender o significado de conflito em uma organização, devemos lembrar que o fato ocorre quando há mudança de algum método ou hábito a ser seguido, onde as percepções e interpretações são divergentes. Tende a ser visto como uma questão negativa, mesmo quando a abordagem surge para novas realidades a serem buscadas.

Conflitos existem desde que a humanidade começou a dar seus primeiros passos, onde se originaram novas idéias para se viver em sociedade, em prol da expressão e exploração de diferentes pontos de vista, onde em determinados momentos são necessários para que sempre haja um processo evolutivo.

Em uma administração, do qual existem conflitos, dois sentidos sã caracterizados, sendo:

• Indivíduos/Grupos: em busca de um objetivo em comum, assim como qualquer instituição pública ou privada, que possuem estrutura física, tecnológica e pessoas;

• Divisão de trabalho: se determina a hierarquia e o que cada pessoa irá realizar como tarefa, a fim de promover o desenvolvimento organizacional, utilizando os recursos disponíveis para que as funções sejam exercidas.

Antigamente as organizações viam a ausência de conflitos, como sinônimos de bom ambiente de trabalho e boas relações com os colegas a volta, do qual quando algo saia da normalidade era considerado agressivo ou até mesmo um confronto. Porém nos dias de hoje, as organizações, sejam elas privadas ou públicas e com as transformações sociais, políticas e culturais que aconteceram, nos deparamos com a concorrência e abordagens estratégicas onde as atividades devem ser mais produtivas e por muitas vezes competitivas, onde a necessidade é de se manter útil e firme num mercado agressivo, como temos e que diante de dificuldades e adaptações os lideres buscam filtrar os problemas enfrentados, afim de entusiasmar cada individuo/colaborador de acordo com os afazeres.

Muitas vezes os conflitos em uma organização surgem por conta de um ambiente competitivo, onde os colaboradores tendem a utilizar abordagens mais complexas e incisivas para se chegar onde almeja, sendo que visam: recursos disponíveis ou escassos, tentativas de autonomia, direitos conquistados, desejo de êxito econômico, entre outros. Por diversas vezes nos deparamos que para se chegar em objetivos pré determinados, algumas pessoas abusam do direito sobre outro ser humano ou deturpam algo e/ou situação para se alcançar um objetivo a qualquer custo, utilizando táticas de medo, emoções inadequadas e até mesmo exploração de terceiros para chegar no topo de uma hierarquia a qualquer custo, pensando que não são observados.

A limitação e características psicológicas são fundamentais na postura e ação de cada pessoa em uma empresa, do qual caso ela tenha sido submetida à frustações, a reação será agressiva e explosiva, porém se o temperamento for calmo e paciente a tendência de crescer através de novos aprendizados. Lembrando que os fatores familiares influenciam, ou seja, de acordo com a cultura familiar em que crescemos, podemos identificar potenciais problemáticos e destrutivos ou potenciais positivos, alavancam o crescimento pessoal, profissional e educacional. Independente de qual fator se possua, a percepção deve ser mantida, a fim de analisar todos os atos e como se deve prosseguir para que haja evolução produtiva.

Nos tópicos abaixo avaliamos a evolução de conflitos e características, sendo:

• Discussão: tende a ser racional, aberta e objetiva;

• Debate: generalizações ocorrem para se demonstrar níveis de conhecimento;

• Façanhas: falta de confiança;

• Imagens Fixas: estabelecidas de acordo com experiências anteriores ou preconceitos;

• Loss of Face (Cara no Chão): conflito contínuo, gerando mais dificuldades;

• Estratégias: ameaças e punições são identificadas, onde a solução de conflitos se torna restrita;

• Falta de Humanidade: comportamentos destrutivos, com ausência de solução;

• Ataque de Nervos: motivação em atacar e ser atacado;

• Ataques Generalizados: sequência de ações destrutivas, onde se há separação de lados ou a derrota de um deles.

Com base nos estudos, sabemos que conflitos são diferenças expostas em níveis de hostilidades, não resolvidos e destrutivos na maioria das vezes, do qual temos que saber identificar de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com