Comportamento organizacional
Por: Gisele Oliveira • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 765 Palavras (4 Páginas) • 353 Visualizações
SUMÁRIO
LEITURA E PESQUISA DAS TEORIAS...............................................................2 e 3
ENDOMARKETING E MARKETING DE RELACIONAMENTO.........................4
CRIAÇÃO DA CAMPANHA DE MOTIVAÇÃO........................................................5
RELÁTORIO...................................................................................................................6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................7
- LEITURA E PESQUISA DAS TEORIAS
TEORIA DA ABORDAGEM CLASSICA
Teoria formada por Frederic W. Taylor, sua prioridade é a questão salarial, coloca como principal elemento motivador.
Pagar mais ao trabalhador que trabalhasse mais, pois no final do mês o colega que trabalhara menos, recebia menos de quem se esforçava mais.
Concluindo que para ele o dinheiro é o melhor motivador.
TEORIA DE MASLOW
A teoria de Maslow, visualiza as necessidades das pessoas até a auto realização. Em sua teoria ele procura explicar porque as pessoas são motivadas a determinados momentos por necessidade especificas. Onde uma pessoa passa seu tempo gastando energia ocupando- se com segurança pessoal enquanto outra privilegia com a obtenção de estima.
Então foi se criado a pirâmide de Maslow com 5 fatores, quem realizar estes 5 fatores e chegar ao topo da pirâmide é visto como uma auto realização.
1° necessidades fisiológicas que são: fome, sede, sono, sexo e outras necessidades de sobrevivências.
2° necessidades de segurança que são: abrigo, segurança, estabilidade, proteção contra danos físicos e emocionais.
3° necessidades sociais: integração social, carinho, companheirismo e amizade.
4° necessidades de auto-estima: são fatores internos de carinho com o outrem, auto - respeito, amor próprio, capacidade de realização, fatores externos de estima, como status, reconhecimento e consideração.
5° necessidades de auto-realização: crescimento, auto - satisfação e a realização do potencial pessoal.
As três primeiras são as essenciais para uma pessoa se sentir bem e segura para tentar obter as duas ultimam que são mais para realização de cada individuo, vai de pessoa para pessoa.
TEORIA DOS DOIS FATORES
Frederic Herzberg, concluiu que o deixam as pessoas satisfeitas é diferente do que as deixam insatisfeitas.
O que deixam as pessoas satisfeitas são o reconhecimento, a promoção e o desenvolvimento na função.
Insatisfeito é o ambiente de trabalho a forma como são supervisionadas e o salário.
Ele chamou de higiene a melhoria do ambiente com mais iluminação, mais arejado, o relacionamento saudável entre as pessoas e o salário justo.
TEORIA X E Y
Criador da teoria X e Y, Douglas McGregor, enunciou dois conjuntos de propostas e prioridades do homem na organização e as chamou de X e Y.
De acordo com a teoria X, o ser humano médio é de natureza, ele foge do trabalho, evitara sempre que puder. Prefere sempre ser controlado por alguém e não ter responsabilidade, não tem sonhos de crescimento, acha melhor se acomodar e assim se sente seguro e deixar tudo como esta, resumindo é preguiçoso.
Já a teoria Y é totalmente ao contrario, pois a integração é a prioridade, ele é esforçado, dedicado e competente, busca responsabilidades e desafios e tem comprometimento com o seu trabalho.
- ENDOMARKETING E MARKETING DE RELACIONAMENTO.
Endomarketing que resulta em um marketing interno da empresa, sendo uma boa ferramenta com seus colaboradores também no quesito de motivação para a melhora do marketing da empresa, melhorando a imagem da empresa para clientes e mercado.
Com endomarketing pode valorizar e capacitar as habilidades dos colaboradores em criar um ambiente satisfatório com todos trabalhando com o mesmo objetivo, podendo ser ate objetivos pessoais, mas realizando também objetivos da empresa. Havendo um planejamento estratégico implantando o endomarketing na empresa, com a intuição de obter esses resultados citado a cima da empresa, uma pesquisa com sócios, gerentes, lideres entre outros para obter informações sobre a situação ou convívio interno.
...