Conceitos Básicos Sobre os Principais Componentes do Custo
Por: Priscilla Candido • 5/4/2015 • Dissertação • 1.418 Palavras (6 Páginas) • 327 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA EDUCACIONAL
Curso: Ciências Contábeis
[pic 1]
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CURSOS: Atividade para Recuperação de Nota
São Paulo
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA EDUCACIONAL
Curso de Ciências Contábeis
Priscilla Candido dos Santos RA: 4200052071
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CURSOS: Atividade para Recuperação de Nota
Trabalho apresentado a disciplina de Gerenciamento
Estratégico de Custosdo curso de Ciências Contábeis
da Anhanguera Educacional, para obtenção de conceito
parcial. Disciplina ministrada pelo professor Vanderlei
São Paulo
2014
Indice
Tipos de Custos 3
Departamentalização 5
Alavancagem Operacional 5
Ponto de Equilíbrio 6
Conceitos Básicos Sobre os Principais Componentes do Custo
Todos os valores que a empresa desembolsa são chamados de gastos. Estes gastos podem ser custos, despesas e perdas, investimentos e desperdício. Cada divisão destes gastos serve para melhor compreende-los e para que assim seja mais fácil saber ao que cada saída de dinheiro pertence dentro da empresa, visando uma melhor análise de onde o dinheiro foi gasto ou investido para que no futuro se for necessário algum ajuste seja mais fácil saber de onde pode-se cortar orçamentos sem afetar a produtividade e qualidade. Logo abaixo segue mais detalhadamente o que é cada tipo de gasto.
Custo
Custos são gastos feitos pela empresa. Há um gasto quando a empresa adquire um produto ou serviço com o sentido de obter determinado benefício ou lucro. Os custos são definidos em dois tipos:
- Custos Fixos: são gastos que ocorrem independentemente do nível de produção, do nível de vendas ou do nível de serviços prestados. Eles são os gastos que são obrigatórios para o funcionamento da empresa mesmo que esta não produza nada.
- Custos Variáveis: são custos que mudam de acordo com a produção ou quantidade de trabalho. São os custos que envolvem matéria prima, embalagem entre outros custos necessários diretamente na produção ou serviço.
Os custos eles também podem ser diretos ou indiretos:
- Custos Diretos: São os custos que não necessitam de rateio para serem atribuídos ao objeto como por exemplo: matéria-prima e mão de obra direta.
- Custos Indiretos: são aqueles que só podem ser definidos mediante o momento em que eles ocorrem como por exemplo mão de obra indireta e manutenção de equipamentos.
Despesas
Despesas são todos os gastos que não são usados para se obter determinado benefício ou lucro. Eles são os gastos com os funcionários administrativos por exemplo.
Departamentalização
A Departamentalização é um método de divisão interna das empresas utilizada para se organizar os funcionários que possuem a mesma finalidade em grupos específicos com a intenção de agilizar e melhorar o desempenho e qualidade do trabalho. Dentro das organizações a departamentalização pode variar de empresa para empresa pois há mais de uma forma de se definir a departamentalização de uma empresa. Segue abaixo alguns tipos:
- Departamentalização por funções: ela é o agrupamento de funcionários que executam o mesmo serviço. Ela auxilia na coordenação das responsabilidades e aumenta a eficiência dos funcionários neste tipo de divisão.
- Departamentalização por objetivos: ela tem a intenção de aumentar o desempenho do funcionário de acordo com sua função mas de acordo com o objetivo de cada um dentro de sua função.
Alavancagem Operacional
A alavancagem operacional ela informa o percentual de lucro operacional de acordo com as receitas do período. Se ela for bem utilizada ela alcança sua principal utilidade que é aumentar a rentabilidade e consequentemente o retorno aos acionistas. Os resultados que podem ser obtidos na alavancagem operacional são:
- Alavancagem negativa: ocorre quando um aumento na receita bruta provoca uma queda no resultado operacional. Isso acontece nas seguintes situações: a margem de contribuição é negativa ou o crescimento da receita bruta é acompanhado pelo aumento das despesas fixas.
- Alavancagem modesta: é registrado quando a empresa opera no prejuízo e quando os seus custos fixos estão acima do dobro da margem de contribuição. Nesse caso, um aumento na receita bruta colabora para diminuir o prejuízo mas, em uma percentagem menor.
- Alavancagem em equilíbrio: ocorre quando a empresa opera no prejuízo e quando os seus custos fixos são exatamente o dobro da margem de contribuição. Nesses casos, um aumento na receita bruta colabora para diminuir o prejuízo, na mesma proporção.
Grau de alavancagem operacional: é o que ocorre na maioria dos casos, ou seja, um aumento ou uma diminuição da receita bruta gera um aumento ou uma diminuição do resultado operacional num percentual sempre maior.
...