Contabil Custos
Projeto de pesquisa: Contabil Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricalourenco • 5/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
Na conjuntura atual onde a falta de dinheiro é uma constante, as empresas de pequeno porte com pouco capital de giro encontram dificuldade em conseguir recursos junto às instituições financeiras, para movimentar seus negócios.
Muitos empresário não sabem quais são os diferentes custos de sua produção ou prestação de serviços, quais são as margens de lucro obtidas nos últimos tempos ou outros aspectos financeiros. Há empresários que parecem não estar no pleno controle de sua empresa, porque não tem conhecimento preciso do que ocorre com o dinheiro em seus próprios negócios. Não sabem responder as perguntas por que não estão dando conta de um dos grandes desafios da gestão de um negócio-o Planejamento e Controle Financeiro.
Mas será que é tão fácil realizar a gestão financeira de um pequeno negócio, assumindo as tarefas de planejar e controlar as entradas e saídas financeiras do negócio, sem limitar-se a apagar os incêndios do dia a dia?
É claro que não.
Mas também não é assunto só para especialista. É preciso determinação, alguma disciplina e alguns conhecimentos financeiros, que qualquer pessoa que saiba as quatros operações matemáticas, é capaz de adquirir.
Os conhecimentos básicos que qualquer empreendedor deve Ter, independente do tamanho do negócio, são:
Como fazer apuração de custos do produto/serviços ou mercadorias;
Como calcular o preço de venda;
Como calcular o ponto de equilíbrio da produção ou receita;
Como administrar o capital de giro;
Como elaborar e administrar o fluxo de caixa.
2 - CONCEITO DE CUSTOS
Entende-se por custo a soma dos valores de bens e serviços consumidos e aplicados para obter um novo serviço.
Assim, não se apuram somente custos de utilidades físicas (bens, mercadorias, etc.), mas também se apuram custo de serviços (fretes, seguros, etc.).
Porem os custos somente ocorrem quando houver “consumo” ou “venda”.
Exemplo:
a) O dinheiro gasto na compra de uma máquina não e um custo, mais um investimento. O desgaste da maquina em função do uso é um custo porque existe o “consumo”, a deterioração da máquina.
Quando uma máquina é adquirida, não há nenhum custo envolvido na transação. O total pago pela máquina é classificado como ativo fixo, porque, esta máquina tem uma vida útil estimada de 10 (dez) anos, pode-se dizer que, ao final de cada ano 1/10 (um décimo) desta máquina, ou valor gastou-se e, ao final do primeiro ano, com apenas 9/10 (nove décimo) do valor da máquina permanecem contribuindo para as operações da empresa. O reconhecimento deste fato, implica no reconhecimento do respectivo custo, que no caso chama-se de custo de depreciação das máquinas e equipamentos ou simplesmente, depreciação.
b) Quando a empresa adquire matéria-prima, não há nenhuma despesa, simplesmente substitui-se um ativo (por exemplo: caixa por outro ativo, no caso estoque de matéria-prima).
Este estoque permanece no ativo uma vez que espera, se irá contribuir para as operações da empresa. Quando o estoque é vendido, não poderá mais contribuir para as operações da empresa. Sua contribuição já se completou, ocorrendo assim o “Custo do Material Aplicado” (CMA) na indústria e custo da mercadoria vendida (CMV) no comércio.
Os três componentes básicos do custo são:
a)Valor das matérias-primas ou mercadorias adquiridas de outras empresas;
b)O valor dos serviços (trabalhos) prestados por pessoas físicas (empresários ou empregados);
c)O valor dos serviços prestados por outras empresas, como sejam empresas de transporte, empresas fornecedoras de força e luz, empresa de seguros, banco, etc.
3 - CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS
De acordo com sua natureza. Os custos classificam-se em Custos Fixos e Custos Variáveis.
Existem outras classificações, como por exemplo: Custos Direto, Custos Indiretos, Semi – Variáveis, etc., porém para facilitar o entendimento, analisaremos basicamente os custos sob estes dois aspectos: Fixos e Variável.
Custos Fixos
São os valores consumidos ou aplicados:
a) Independentemente do fato da empresa estar produzindo ou parada.
Exemplo: Aluguel pago para a utilização de um ponto comercial;
b) Independentemente da empresa estar produzindo maior ou menor quantidade de bens ou serviços.
Exemplo: Salários do pessoal administrativo e honorário pagos ao escritório de contabilidade
Custos Variáveis
São os valores consumidos ou aplicados que têm seu crescimento dependentes da quantidade produzida pela empresa.
Exemplo: Matérias-primas, quanto maior a produção, maior o número de produtos que saem dos nossos estoques. A soma dos custos fixos e variáveis resulta nos custos totais da empresa. Assim por exemplo, quando se vende um produto, o custo do material aplicado será sempre o mesmo por produto vendido. Daí dizer-se que o custo variável é fixo
...