Contabilidade Ambiental
Por: Mônica Barbosa • 3/9/2017 • Seminário • 1.849 Palavras (8 Páginas) • 358 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
NVALE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROJETO DE PESQUISA: OS BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE AMBIENTAL NAS EMPRESAS
MÔNICA BARBOSA
SANDRA STEFFENS
THAÍS SAUER
São Sebastião do Caí
2016
MÔNICA BARBOSA[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
SANDRA STEFFENS
THAÍS SAUER
PROJETO DE PESQUISA: OS BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE AMBIENTAL NAS EMPRESAS
Projeto de pesquisa apresentado como pré-requisito para aprovação na disciplina de Seminário de Pesquisa.
Orientadora Prof. Dra Janete Bonfanti.
São Sebastião do Caí
2016[pic 8][pic 9]
Sumário[pic 10]
1. TEMA 3
2. JUSTIFICATIVA 4
3. PROBLEMA 5
4. HIPÓTESES 6
5. OBJETIVOS 7
5.1. Objetivo Geral 7
5.2. Objetivos Específicos 7
6. METODOLOGIA 8
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
7.1. Responsabilidade Social 9
7.2. Contabilidade Ambiental 9
7.3. A Aplicabilidade da Contabilidade Ambiental nas Empresas 10
7.4. Os Benefícios da Contabilidade Ambiental 11
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
TEMA
O tema da presente pesquisa os benefícios da contabilidade ambiental nas empresas.
JUSTIFICATIVA
Com a globalização cada vez mais os recursos naturais estão ficando escassos devido ao seu mau uso e a forma que são devolvidos à natureza. Estes fatores resultam em impactos negativos, que vêm prejudicar todos os seres de modo geral. Por isso, da importância de métodos que estimulem sua reutilização e a conscientização das empresas a respeitar o meio onde se encontram.
Assim, cabe salientar que para uma empresa evoluir nesta área, é preciso investimento em estudos para que de certa forma, possa ser aplicado de maneira correta em relação ao desenvolvimento sustentável da empresa.
.
PROBLEMA
Quais as contribuições que a contabilidade ambiental pode trazer às empresas que visam a responsabilidade social?
HIPÓTESES
- A contabilidade ambiental traz melhoria na imagem da entidade perante a sociedade;
- Os investimentos para prevenção ambiental e o uso adequado dos recursos naturais disponíveis podem contribuir para as empresas que visam a responsabilidade social;
- A credibilidade perante os investidores e ao público, é uma das contribuições que a contabilidade ambiental pode proporcionar as empresas.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Pesquisar qual a contribuição que a Contabilidade Ambiental proporciona às empresas.
Objetivos Específicos
- Compreender o funcionamento da contabilidade ambiental nas empresas;
- Investigar qual a importância da implantação da contabilidade ambiental para uma melhor imagem perante o público.
- Demonstrar os benefícios da inclusão da contabilidade ambiental no funcionamento das empresas.
METODOLOGIA
A pesquisa científica em questão será de natureza de Pesquisa Básica ou Fundamental, quanto aos objetivos, será uma pesquisa explicativa, pois será baseada em artigos, livros e fundamentos científicos que possuem ligação com o assunto tratado. Quanto ao método, utilizaremos o hipotético-dedutivo.
Conforme explica Gil (2008), as pesquisas explicativas possuem como princípio a detecção dos elementos que facilitam a ocorrência dos fenômenos. Ainda segundo o autor, esse é o tipo de pesquisa que nos explica o motivo e o porquê de os fatos ocorrerem, sendo então considerado aquele que mais adentra ao conhecimento da realidade. O método hipotético-dedutivo é para o filósofo austríaco Karl Popper, uma abordagem que a elimina os erros de uma hipótese. Assim se realizam testes para verificar a falsidade que pode existir numa hipótese e tenta-se realizar experimentos para negá-la. Assim, a abordagem do método hipotético-dedutivo busca a verdade e elimina tudo o que é falso. Segundo Lakatos e Marconi (1987, p. 66) a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, em livros, revistas, jornal, boletins, monografias, teses, dissertações, material cartográfico, com o objetivo que o pesquisador entre em contato direto com todo material já escrito sobre o mesmo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo, desde seu início tem como finalidade a quantificação do patrimônio da empresa. Com a evolução da sociedade, a contabilidade também teve que se modificar e se atualizar conforme as mudanças.
Ao longo dos anos, muito se falou em desenvolvimento sustentável, pois sabe-se que antigamente as empresas não se importavam com o meio ambiente, e sim com a lucratividade. Com isso, os recursos naturais foram se esgotando, fazendo com que as organizações adotassem um sistema de prevenção e recuperação dos recursos naturais. Este sistema surgiu na década de 70, identificado como Contabilidade Ambiental, com à preocupação das empresas, devido ao surgimento de problemas relacionados ao meio ambiente.
...