Contabilidade Ambiental
Por: Adeir2015 • 5/8/2015 • Monografia • 3.515 Palavras (15 Páginas) • 408 Visualizações
O Papel da Contabilidade Ambiental no Desenvolvimento Sustentável das Empresas
Adeir Sérgio de Paulo
Prof. Orientador: Mirian Albert Pires
RESUMO
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo destacar a importância da contabilidade ambiental e o quanto ela pode contribuir para o desenvolvimento sustentável das empresas, melhorando sua competitividade no mercado. Tal importância pode ser observada na necessidade que as organizações demonstram em buscar cada vez mais se adequarem as novas exigências da legislação e do mercado. Desse modo,a contabilidade enquanto ciência apresenta condições, por sua forma sistemática de registro e controle de contribuir de forma positiva no campo de proteção ambiental, por meio da análise dos dados econômicos e financeiros, resultantes das interações de entidades que se utilizam da exploração do meio ambiente. Cabe à Contabilidade Ambiental, especificamente, analisar esse conjunto de informações e fornecer um relatório fidedigno de todas as operações realizadas.No desenvolvimento deste trabalho foi feita uma pesquisa de campo; junto às maiores empresas do Espírito Santo, sendo possível constatar que apesar de ainda existirem alguns empecilhos no que tange a implantação de uma gestão ambiental eficiente, ainda assim, tem aumentado o interesse dos gestores no sentido de promover melhorias neste setor.
PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade Ambiental, sustentabilidade, desenvolvimento econômico.
1 INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa trata da importância da Contabilidade Ambiental para o crescimento sustentável das empresas. Segundo Ribeiro (1992), a contabilidade ambiental é importante para ratificar a preocupação tanto com os aspectos sociais e econômicos que envolvem as atividades das organizações quanto com a produtividade necessária para o mercado consumidor, além de preocupar-se com os recursos humanos utilizados na manutenção de atividades, tais como as culturais, de lazer, educacionais, de preservação e controle do meio ambiente.
Aparentemente, ao longo dos anos tem aumentado a pressão por parte da opinião pública, sociedade e Governo sobre as empresas que não demonstram interesse pela sustentabilidade ambiental. Devido a essa pressão, às instituições empresariais aparentemente têm procurado se adaptar a essa nova realidade, que além da preocupação com o crescimento econômico, também existe a busca pelo desenvolvimento social e sustentável.
As Empresas por meio desses investimentos na área social e ambiental, promovem de maneira positiva sua imagem enquanto instituição preocupada com a preservação ambiental. Os reflexos dessa postura econômica responsável, tendem a agregar cada vez mais a empatia popular e consequentemente conquistar novos clientes e mercados.
Diante deste contexto apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: como foi o processo de implantação da Gestão Ambiental das 100 maiores empresas do Espírito Santo?
A diretoria da empresa deve pautar pela publicação de suas demonstrações financeiras, bem como, apresentar através de relatórios detalhados informações adicionais que auxiliem seus usuários na tomada de decisões. Através desses relatórios da administração é possível fazer uma análise interna sobre a política da empresa, no que tange crescimento econômico e responsabilidade ambiental. A divulgação pública da responsabilidade ambiental da empresa fortalece a imagem da Instituição e auxilia na expansão dos lucros. Além disso, esses relatórios podem ser usados como defesa contra futuros processos e multas por degradação ambiental.
Neste contexto, tem-se como objetivo geral analisar as demonstrações financeiras e verificar se as empresas têm implantado uma gestão ambiental que promova o crescimento econômico de maneira sustentável.
Com a finalidade de atingir o objetivo geral deste trabalho foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) Mostrar através de análises o quanto os eventos ambientais podem interferir nas alterações do patrimônio da empresa; b)Demonstrar a importância da Contabilidade Ambiental e o quanto ela pode melhorar a interação da Entidade com a comunidade e o meio-ambiente; e c)Vislumbrar como a Gestão Ambiental adequada, pode melhorar a imagem da instituição, aumentar os lucros e reduzir ao máximo os prejuízos ambientais.
As questões relativas ao meio ambiente têm cada vez mais chamado a atenção da sociedade. Os problemas ambientais afetam a qualidade de vida das pessoas, que de uma maneira geral, passaram a perceber que a vida humana depende da preservação do nosso ecossistema ambiental.
Na atual conjuntura cabe as empresas se adequarem a essa nova realidade, onde a responsabilidade ambiental será cada vez mais exigida pela sociedade. Diante desse quadro, cabe a contabilidade ambiental auxiliar de forma efetiva para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental que atenda aos anseios sociais e econômicos.
A contabilidade tem papel decisivo no âmbito das organizações. Através de seu caráter informativo, a contabilidade ambiental investiga, coleta dados, mensura e evidencia a situação econômica da empresa no que tange o gerenciamento dos ativos, passivos e custos ambientais. Por isso a empresa precisa se adequar à nova realidade social, onde a demanda pelo desenvolvimento sustentável é cada vez maior.
O profissional de contabilidade deve atuar de forma incisiva na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental eficiente que atenda os anseios sociais. Além disso, esse sistema deve contribuir para melhorar a gestão econômica da empresa, tornando-a mais competitiva no mercado sem perder o foco do controle ambiental.
Destaca-se ainda que o presente estudo se justifica pela relevância da gestão ambiental e de como ela pode contribuir para o crescimento das empresas. Neste contexto a Contabilidade ambiental representa um papel fundamental para a continuidade das empresas. Por meio da apresentação de demonstrações contábeis e relatórios ambientais, as empresas podem demonstrar transparência e responsabilidade social, requisitos fundamentais para conquistar novos mercados e clientes.
2 REFERENCIAL TEORICO
2.1 GESTÃO AMBIENTAL
De acordo com Donaire (1999), hoje a sociedade tem preocupações ecológicas, de segurança, de proteção e defesa do consumidor, de defesa dos grupos minoritários, de qualidade dos produtos, isso tem pressionado as organizações em seus procedimentos administrativos e operacionais.
A implementação do sistema de Gestão Ambiental seria uma das respostas das empresas a este conjunto de pressões. Donaire (1999, p.23) cita:
A preocupação de muitas organizações com o problema da poluição tem feito com que elas reavaliem o processo produtivo, buscando a obtenção de tecnologias limpas e o reaproveitamento dos resíduos. Isso tem propiciado vultosas economias, que não teriam sido obtidas se elas não tivessem enfocado este problema.
...