Contabilidade Comercial e Financeira
Por: Wendell_Shiva • 31/5/2016 • Relatório de pesquisa • 383 Palavras (2 Páginas) • 893 Visualizações
[pic 1]
Trabalho
Resumo dos CPC’s 00 e 26
Disciplina: Contabilidade Comercial e Financeira
Professor (a): Marcus Kucera
Nome: Wendell Amorim Rodrigues
Curso: Ciências Contábeis
Introdução
Os relatórios contábeis são de suma importância para dar esse suporte as empresas e seus administradores, para avaliar e dirigir para se obter uma melhor gestão. Esses relatórios são denominados Demonstrações Contábeis.
O objetivo dessas demonstrações é fornecer informações contábil-financeira para as entidades e seus investidores, credores de empréstimos e todos aqueles ligados no fornecimento de recursos para entidade.
CPC 00
O objetivo do CPC 00 (baseado no Art.176) é de dar informações gerais sobre esses relatórios contábeis. Neste pronunciamento relata-se a importância desses relatórios para uma entidade (assim dita na introdução) e os seus usuários. Explica como, de que forma, os motivos e sua importância para entidade e o governo. As evidencias que são exigidas nessas demonstrações são:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração dos lucros e prejuízos acumulados;
- Demonstração do resultado do exercício;
- Demonstração dos fluxos de caixa (dada sobre a lei nº 11.638/2007)
- Demonstração dos valores adicionados (em caso de companhia aberta, incluso na lei nº 11.638/2007).
Elas serão aplicadas em todos os tipos de entidades, que vão desde as EIRELI’s até as S/A.
Existem demonstrações que não se aplicam em certas entidades, como por exemplo, as S/A tem a demonstração de valor adicionado (DVA) que cujo sua aplicação é somente feita para esse tipo de entidade.
CPC 26 r1
Ela é voltada para a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), cuja sua meta é, dar informação aos seus usuários em um determinado período, neles são: administradores, sócios, acionistas, funcionários, entidades ligadas, governo e etc. nesta demonstração deve-se apresentar todas as chamadas Contas de Resultado, do qual, consiste todas as despesas no período, custos, receitas, ganhos de capital (juros, taxas e mora), descontos, abatimentos, obrigações tributarias e PLR. A partir desses dados o valor final aplica-se no ARE (Apuração do Resultado do Exercício) para saber se a empresa obteve lucro ou prejuízo.
A informação dada pela DRE é de suma importância para administração de uma empresa. Obtendo-se os dados informados pela DRE, o administrador pode tomar decisões voltadas para seus gastos, receitas, custos e investimentos em geral no atual período. Lembrando que, a DRE é um demonstrativo que não traz dados de outros períodos como base, cada período tem como saldo inicial 0.
Dados: lacconcursos.com.br e www.cpc.org.br/pronunciamentos.
...