Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil
Por: Wilian Sa • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.039 Palavras (13 Páginas) • 289 Visualizações
Marcos Rogério
Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil.
Campo Grande – MS, 07 de Abril de 2014.
Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil.
Trabalho correspondente à Atividade Prática Supervisionada relacionada ao conteúdo da disciplina de Contabilidade Gerencial ministrada pelo Profº. Marcos Rogério.
RA: 3767747489 - Daiele Maria da Silva
RA: 3709638284 - Giliane Bezerra Silva Furtado
RA: 3730712160 – Geovanna T. Oliveira Souza
RA: 1568227378 – Sabryna Aquino Lemes
RA: 4622894752 - Wilian Alves de Sá
Índice
INTRODUÇÃO 01
Sistemas de Apoio às Operações 02 1.1 Sistemas de Processamento de Transações 02 1.2 Sistemas de Controle de Processos 03
1.3 Sistemas Colaborativos 04
2. Sistema de Apoio a Gestão 05
Planejamento e Controle 06
Operacionalidade 06
Integração e Navegabilidade dos Dados 06
Custo da Informação 07
Contabilidade Financeira 07
Contabilidade em Outras Moedas 07
Contabilidade Tributária 08
Custos 08
Administração Financeira e Orçamentos 08
Contabilidade Divisional e Consolidação de Balanços 09
Análise Financeira 09
Contabilidade Estratégica 09
Dados Quantitativos 09
Análises Estatísticas 09
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
No presente trabalho, será abordada a importância da contabilidade como sistema de gestão integrado e a relevância, de se implantar um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, Sistema de Informação de Apoio à Decisão e um Sistema de Informação Contábil, bem como outros sistemas que auxiliam o gestor para a tomada de decisão. O intuito deste trabalho é evidenciar o quão necessário é a correta implantação do método, temos como exemplo a empresa ‘Companhia Fashion Day Confecções Ltda.’.
Logo mais, criamos um banco de informações, especificando a arquitetura de um sistema de informação contábil gerencial, considerando os seguintes eixos centrais: Planejamento e Controle, Operacionalidade, Integração e Navegabilidade dos Dados, Custo da Informação, Contabilidade Financeira, Contabilidade em Outras Moedas, Contabilidade Tributária, Custos, Administração Financeira e Orçamentos, Contabilidade Divisional e Consolidação de Balanços, Análise Financeira, Padrões Setoriais e Concorrências, Contabilidade Estratégica, Dados Quantitativos e Análises Estatísticas, bem como, listar passo a passo e explicar como as informações devem se integrar dentro da empresa com o desenvolvimento de um Sistema de Informação Contábil.
E, portanto, podemos concluir a importância do planejamento e controle dentro das organizações.
Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil.
É notório que nos dias atuais faz-se necessário um sistema de informação gerencial cada vez mais robusto e integrado dentro das companhias. Fato este que leva empresas a investirem valores cada vez mais altos em melhorias em seus sistemas ou até mesmo a troca do modelo inteiro.
Como as empresas possuem vários setores e estes precisão andar em conjunto, surge algumas definições importantes sobre os diferentes tipos de sistemas.
1. Sistemas de Apoio às Operações:
Esse sistema administra os dados utilizados pelas empresas e que são gerados nelas pelas operações empresarias. Produz maiores informações para uso interno e externo das organizações. Seus objetivos são de atualizar bancos de dados das empresas, processarem transações eficientemente, controlar processos indústrias, além de apoiar as comunicações e a colaboração da empresa.
Os sistemas de apoio às operações são divididos em:
• Sistemas de Processamento de Transações;
• Sistemas de Controle de Processos;
• Sistemas Colaborativos.
1.1 Sistemas de Processamento de Transações:
São os sistemas que tratam as informações necessárias para a realização das transações (atividades das empresas). Esse sistema tem como objetivo executar e cumprir os planos elaborados por todos os outros sistemas, pois serve como base na entrada de dados (input). O sistema de informação transacional normalmente é computadorizado e estabelece o desempenho e os resultados diários de todas as rotinas necessárias para a elaboração dos negócios da empresa. Para os autores LAUDON e LAUDON (2001, p31), afirma que um sistema de processamento de transações é um sistema computadorizado que executa e registra as transações rotineiras diárias necessárias para a condução dos negócios. Nesse sentido, as principais características do sistema de informação transacional são:
• Identificação do evento (transação) => INPUTS
• têm como finalidade: intercalar, listar, ordenar, atualizar => PROCESSAMENTO
• Possibilidade de criar relatórios detalhados, lista e sumário=> OUTPUTS
• pode ser
...