Contabilidade. Regime da competência
Artigo: Contabilidade. Regime da competência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nilrocha • 22/9/2014 • Artigo • 231 Palavras (1 Páginas) • 317 Visualizações
Contabilidade etapa 2
Regime da competência
Uma das finalidades do regime da competência é reconhecer as receitas, custos e despesas no período a que competem , sem pensar como será sua realização em moeda. Se tratando de receita, essa deve sempre ser contabilizada no período em que foi gerada, na data onde ocorreu o fato Gerador, na data da realização do serviço, material, da venda, do desconto, não importando para a Contabilidade quando vou pagar ou receber, mas sim quando foi realizado o ato.
Regime de caixa
Na contabilidade vemos o regime de caixa como uma forma simplificada de contabilidade, aplicado basicamente em microempresas ou entidades sem fins lucrativos.
Na apuração do resultado do Exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no exercício, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores.
Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo caixa.
Sobra de dinheiro em caixa não é sinônimo da obtenção de lucro!
Exemplo de casos que retratam esta situação:
-venda a vista de itens comprados a prazo
-venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores
-recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas)
-entrada de dinheiro originada em outras fontes que não seja a venda (venda de um bem imobilizado, empréstimos, ...)
...