Contabilidade Rural - Questões sobre custo do bezerro
Por: Layla Pink • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 662 Palavras (3 Páginas) • 3.762 Visualizações
- Por que calcular o custo do bezerro?
Apurar o custo do bezerro é uma das preocupações do produtor, já que o custo é relevante para a avaliação do estoque. Assim, é preciso calcular o custo do bezerro para saber se é viável ter gado reprodutor na fazenda ou se seria mais interessante adquirir de terceiros os bezerros para recria e engorda; para avaliar de forma adequada o Ativo da empresa, já que os bezerros tem um custo real; e para avaliar de forma adequada o restante do rebanho designado a corte. Não há duvida de que uma avaliação inadequada dos bezerros irá refletir no restante do rebanho.
- Como considerar custos de bezerros a nascer?
Para considerar os bezerros a nascer, já com vida intrauterina por ocasião do rateio dos custos, temos que observar que estes "a nascer" são estoques em formação e já provocam custos, que é a manutenção da vaca prenha.
No rateio do custo médio mensal dos bezerros, devem-se considerar os nascidos no mês e aqueles a nascer, receberiam custos proporcionais e passariam a fazer parte do Ativo Circulante com avaliações. Os a nascer receberiam "custo a ratear" ou apropriar este custo, a ser distribuído, comporia uma conta também no Ativo Circulante. De acordo com a gravidez de cada matriz, tem-se a equivalência a uma unidade produzida (um bezerro). Assim uma matriz gravida de dois meses e outra gravida de sete meses (total: nove meses) equivalem, para fins de distribuição de custo, a um bezerro nascido.
- Explique custo médio de rebanho e custo médio de reprodutores.
No Custo Médio de Rebanho divide-se o custo do rebanho pelo plantel em estoque mais os bezerros nascidos no mês. Com o valor encontrado, apropriam-se os custos médios para todo o rebanho do ativo circulante.
No Custo Médio de Reprodutores divide-se o custo do rebanho por todo o plantel (estoque + imobilizado), sem considerar os bezerros a nascer no período. O valor obtido é denominado de custo de manutenção, e multiplica pelas cabeças do rebanho do Ativo Circulante ou Não Circulante (Imobilizado). O valor encontrado é dividido pelo número de bezerros nascidos no período, obtendo o custo do bezerro nascido no período. Este valor também é repassado para os animais do estoque.
- Explique custo especifico e custo corrigido considerando bezerros a nascer.
No Custo Específico apura-se todo o custo referente ao Imobilizado (touro e matriz). O valor encontrado é apropriado aos bezerros nascidos no período. Esse método transfere para os nascidos no período todo custo dos reprodutores (touro e matriz).
No Custo Corrigido Considerando Bezerros a nascer apura-se de acordo com a gravidez de cada matriz que tem a equivalência a uma unidade produzida (um bezerro). Assim uma matriz gravida de dois meses e outra gravida de sete meses (total: nove meses) equivalem, para fins de distribuição de custo, a um bezerro nascido. O método foi desenvolvido para calcular o custo do bezerro em período de inflação. Apesar de não ter inflação nos dias atuais o método pode ser utilizado. Pois evidência o custo dos animais nascido e a nascer.
- Explique critérios para distribuição de custo aos bezerros.
O critério para distribuição de custo aos bezerros é o de processo onde são agrupados os custos durante um período, para na seqüência atribuir ao produtos (bezerros). Os métodos existentes são: Custo Médio do Bezerro, Custo Médio dos Reprodutores, Custo Específico e Custo Corrigido.
- Em X9 a Fazenda Iara tem 20 touros e 400 matrizes reproduzindo-se anualmente, com uma taxa de natalidade de 90%.
Pede-se:
° Quantos bezerros nasceram no ano de X9?
400 matrizes x 90% = 360 bezerros
° Pesquise em media, quantos machos e quantas fêmeas devem ter nascido?
Não há como ter 100% de certeza, mas podemos considerar que em média nasceram 180 machos e 180 fêmeas.
...