Contabilidade de custos
Por: cristinamunizz • 16/8/2015 • Trabalho acadêmico • 7.556 Palavras (31 Páginas) • 396 Visualizações
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DESAFIO PROFISSIONAL – 2º BIMESTRE
SÃO PAULO – S.P
Maio / 2015
DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE
Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Contabilidade de Custos, Administração Financeira e Desenvolvimento Econômico.
SÃO PAULO – S.P
Maio / 2015
SUMÁRIO
1 Introdução 4
2 Desafio Profissional 5
3.1 Passo 1 Conceitos dos termos utilizados na Contabilidade de Custos 6
3.2 Custos Diretos, Custos Indiretos, Custos Fixos, Custos Variáveis, Custos
Semi-Variáveis e Custos Semifixos 7
3.3 Margem de Contribuição, Mark Up, Custeio por Absorção, Custeio ABC 8
3.4 Custeio Variável ou Direto 9
4.1 Passo 2 Análise Textual O Ambiente Econômico Atual da Economia
No Brasil e no Comércio Internacional 10
4.2 Explicando a Análise O Ambiente Econômico 11
5.1 Passo 3 Análise Textual A Importância de um Gestor Financeiro 12
5.2 Explicando a Análise Textual A Importância de um Gestor 13
6.1 Passo 4 Análise Textual Comportamento da Evolução dos
Custos Janeiro e Fevereiro 14
6.2 Análise Textual Março e Abril 15
6.3 Análise Textual Maio e Junho 16
6.4 Explicando as Análises Janeiro e Fevereiro 17
6.6 Explicando as Análises Fevereiro e Março 18
6.7 Explicando as Análises Março e Abril 19
6.8 Explicando as Análises Março e Abril Custeio Por Absorção 20
6.9 Explicando as Análises Abril e Maio 21
6.10 Explicando as Análises Maio e Junho 22
6.11 Explicando as Análises Maio e Junho Custeio Variável 23
7.0 Passo 5 Relatório Final Sobre todos os passos 24
8.0 Referências Bibliográficas 27
9.0 Resumo 28
INTRODUÇÃO
Este Desafio foi desenvolvido para mostrar a importância da Contabilidade de Custos, da Administração Financeira e do Desenvolvimento econômico para a administração das empresas, nos dando a capacidade decidir, e apresentar de maneira eficaz a organização contábil da empresa com reflexos diretamente ligados a liquidez e a capacidade de investimentos e financiamentos, refletindo estes resultados na receita da organização, com a visão de alguns objetivos: a estabilidade financeira da empresa e também favorecer a aprendizagem, promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos a profissão.
OBJETIVO DO DESAFIO
O objetivo deste desafio é capacitar e habilitar, você aluno, para lidar com cenários que exigem conhecimentos financeiros, contábeis, administrativos e em projetos e orçamentos, levando em consideração a habilidade financeira, conhecimentos matemáticos e capacidade de tomada de decisão.
PRODUÇÃO ACADÊMICA
Avaliar, decidir e apresentar de maneira eficaz a organização contábil de uma empresa com reflexos diretamente ligados a liquidez, capacidade de investimentos e financiamentos e administração de despesas, refletindo este resultado na receita da organização, com a visão única de um objetivo: a estabilidade financeira da empresa. É o controle e administração contábil patrocinando o bem estar financeiro da empresa.
DESAFIO PROFISSIONAL
Sabe-se que na realidade de mercado contemporâneo as empresas precisam racionalizar custos e otimizar as vendas para manter a margem de lucro favorável. A cada dia, a concorrência fica mais acirrada exigindo eficiência e eficácia das empresas. Por outro lado as empresas precisam manter seus clientes e ao mesmo tempo sistematizar um rígido controle interno. Os gestores precisam conhecer o passo a passo das operações internas, entender como funciona os processos para que possam ter subsídios de tomada de decisões estratégicas. Por outro lado, a competitividade no mercado doméstico e no mercado externo tem exigido das organizações, desenvolvimento de novos processos de criatividade, estudos constantes e melhoria contínua. Este desafio profissional tem como propósito analisar os sistemas de custeio e sua eficiência no mercado global dinâmico e exigente. Você é colaborador da Gráfica Carvalho S/A e foi convidado pela sua diretoria para reorganizar o sistema de custeio pelo método de absorção, com vistas a tornar a empresa mais competitiva. Os principais produtos produzidos pela Gráfica Carvalho são impressos diversos. Sabe-se que a margem de lucro que a gráfica tem no momento é de 5%. Para que a gráfica possa sobreviver nesse mercado competitivo a diretoria conta com saídas estratégicas na redução de custos, assim o preço poderá ficar competitivo. A ideia principal é que o sistema de custo possa nortear a maximização do retorno sobre o resultado financeiro. Para que a Gráfica Carvalho S/A possa ser competitiva a diretoria investiu em novos equipamentos e modernização do parque gráfico, além de contratar técnicos especializados com conhecimento tecnológico em condições de competir no mercado internacional. Antes de avançar no processo de implantação do método, é necessário ter clareza e entendimento sobre os conceitos utilizados na organização. A falta de fundamentação teórica pode emperrar os avanços na formatação e execução dos processos administrativos e contábeis. Após estudos desenvolvidos no setor, chegou-se à conclusão de que o sistema mais eficaz em gráficas de pequeno e médio porte é o método de custeio por absorção, foco deste estudo. A Gráfica Carvalho S/A tem como objetivo proporcionar retornos favoráveis ao grupo de sócios e investidores. Para que tenha condições de atuar com competitividade, será de fundamental importância conhecer todas as etapas dos processos de fabricação e custeios existentes. Quais estratégias devem ser aplicadas para que a empresa consiga manter uma margem favorável em um cenário inflacionário na média de 5% ao ano. O seu grande desafio é apresentar em cada mês uma redução de 5% nos custos, apresentar justificativa convincente aos sócios e investidores, para que possa manter posição e não reduzir o resultado constatado nas tabelas mensais apresentadas. Resumindo, tem que “mexer” nos custos.
...