TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de custos e planejamento estratégico para organizações

Trabalho acadêmico: Contabilidade de custos e planejamento estratégico para organizações. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.918 Palavras (20 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1. Introdução 5

2. Terminologias de Custos 5

2.1. Gastos 5

2.2. Investimentos 6

2.3. Custos 6

2.4. Despesas 7

2.5. Perdas 7

3. Demonstração do Resultado do Exercício Mensal 7

3.1 Tabulação dos Custos de Produção “Empresa Fictícia Ltda” 7

4. Custos e Despesas Específicos 10

4.1. Custos Diretos e Indiretos 12

5. Qual o Produto mais Rentável para a Empresa, e Por quê? 15

6. Analisar a Proposta de Aceitar ou Não o Pedido o pedido de Fornecimento 16

7. Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional 17

7.1. Ponto de Equilíbrio em Valores: 17

7.2. Ponto de Equilíbrio em Quantidades: 17

8. Ponto de Equilíbrio Contábil, Financeiro e Econômico: 19

8.1. Ponto de Equilíbrio Hipotéticos 21

8.2. Lucratividade Fabril 23

9. Gerenciamento: Ciclo de Vida dos Produtos 24

9.1. Viabilidade de Incorporação de Novo Produto: “Empresa Fictícia Ltda” 25

9.2. Empresa Fictícia Ltda: Aumento de 15% - Insumos de Produção 26

10. CONCLUSÃO 27

BIBLIOGRAFIA 29

1.Introdução

A Contabilidade de Custos “Gerenciamento Estratégico” é um recurso de extrema importância e desencadeia uma necessidade de domínio para alcançar bons resultados nas tomadas de decisões, principalmente ao que tange a formação de preços para venda de produtos/serviços.

A contabilidade de custos se destina a produzir informações (relatórios) para diversos níveis gerenciais de uma organização, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento, controle das operações e tomada de decisões.

A Contabilização de custos e o Planejamento Estratégico das Organizações vai muito além de palavras descritas, capacitando um universo de possibilidades em resposta à específicos processos. Por ela a Administração e a Economia Organizacional são geridas a fim de proporcionar resultados necessários para composição de relatórios e identificação de possíveis entropias.

A Contabilidade de Custos – Gerenciamento Estratégico mostrar-se-á apta à aplicabilidade na elaboração completa das Demonstrações Contábeis, como será abordada em cada etapa do desenvolvimento desta A.T.P.S. (Atividade Prática Supervisionada).

Etapa 1, passo2

2. Terminologias de Custos

A terminologia é um conjunto de palavras distintas de uma ciência, uma arte, um ofício, uma profissão etc., ou seja, é a nomenclatura. Na contabilidade de custos essa nomenclatura é definida a seguir:

2.1. Gastos

Os Gastos são desembolsos (sacrifício financeiro) que a empresa precisa fazer para adquirir bens ou serviços. A estes tipo de dispêndio pode-se mencionar como exemplo os gastos com compras de matéria prima, com mão de obra, compra de um rolamento, gastos com honorários da diretoria.

Comumente as Organizações enfrentam dificuldades correlatas à exata mensuração dos gastos executados, confundindo desta forma algumas terminologias, sejam de Investimentos; Custos; Despesas e Perdas.

2.2. Investimentos

Classificam-se como Investimentos os Gastos empenhados em função de benefícios atribuíveis a determinados períodos. Podem-se classificar como exemplo de investimentos, Aquisições de Imobilizados (Móveis e Utensílios, Imóveis; Marcas e Patentes), matéria-prima é um investimento temporário porque após seu uso passara a ser um custo, ações adquiridas de outras empresas etc.

2.3. Custos

Identificam-se como Custos os gastos empregados na produção de bens ou na execução de serviços. Os custos possuem vários estágios:

 1º momento: Gastos;

2º momento: investimento (parado no estoque);

 3º momento: uso na produção (custo);

 4º momento: produto acabado (investimento);

Citaremos como exemplo de custos, os gastos aplicados na produção, tais como: Salário do Pessoal da Produção; Matéria-prima destinada ao processo produtivo; Depreciação dos Equipamentos da Fábrica, manutenção das Máquinas da Fábrica; dentre outros;

Os custos podem ser classificados como diretos, indiretos, fixos e variáveis.

Os custos diretos são aqueles apropriados diretamente aos produto/serviços e podem ser mensuráveis, ex: matéria-prima, mão-de-obra direta etc..

Os custos indiretos não são mensuráveis aos produtos/serviços, ele faz parte do conjunto da empresa e para serem apropriados aos produtos dependem de cálculos ou estimativas por meio de critérios de rateios, ex: energia elétrica utilizada na produção, depreciação de maquinas e equipamentos de produção, supervisão da fabrica etc.

Os custos fixos são que em determinado período não varia conforme a produção, independentemente de produzir ou não, ex: aluguel do galpão da fabrica etc..

Os custos variáveis são aqueles que em determinado período variam conforme o volume produzido, ex: matéria-prima etc..

Os custos também são primários e de transformação

Custos primários é a soma da matéria-prima com a mão-de-obra direta, apenas estes dois itens podem ser incluídos nesta soma.

Custos de transformação são todos os custos de produção, com exceção dos relativos à matéria-prima e dos adquiridos prontos que não sofreram nenhuma modificação por parte da empresa adquirente.

2.4. Despesas

As despesas são classificadas como recursos que consome capital, ou que objetivam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com