Contabilidade de custos e planejamento estratégico para organizações
Trabalho acadêmico: Contabilidade de custos e planejamento estratégico para organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: freitasleite • 27/11/2014 • Trabalho acadêmico • 4.918 Palavras (20 Páginas) • 294 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução 5
2. Terminologias de Custos 5
2.1. Gastos 5
2.2. Investimentos 6
2.3. Custos 6
2.4. Despesas 7
2.5. Perdas 7
3. Demonstração do Resultado do Exercício Mensal 7
3.1 Tabulação dos Custos de Produção “Empresa Fictícia Ltda” 7
4. Custos e Despesas Específicos 10
4.1. Custos Diretos e Indiretos 12
5. Qual o Produto mais Rentável para a Empresa, e Por quê? 15
6. Analisar a Proposta de Aceitar ou Não o Pedido o pedido de Fornecimento 16
7. Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional 17
7.1. Ponto de Equilíbrio em Valores: 17
7.2. Ponto de Equilíbrio em Quantidades: 17
8. Ponto de Equilíbrio Contábil, Financeiro e Econômico: 19
8.1. Ponto de Equilíbrio Hipotéticos 21
8.2. Lucratividade Fabril 23
9. Gerenciamento: Ciclo de Vida dos Produtos 24
9.1. Viabilidade de Incorporação de Novo Produto: “Empresa Fictícia Ltda” 25
9.2. Empresa Fictícia Ltda: Aumento de 15% - Insumos de Produção 26
10. CONCLUSÃO 27
BIBLIOGRAFIA 29
1.Introdução
A Contabilidade de Custos “Gerenciamento Estratégico” é um recurso de extrema importância e desencadeia uma necessidade de domínio para alcançar bons resultados nas tomadas de decisões, principalmente ao que tange a formação de preços para venda de produtos/serviços.
A contabilidade de custos se destina a produzir informações (relatórios) para diversos níveis gerenciais de uma organização, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento, controle das operações e tomada de decisões.
A Contabilização de custos e o Planejamento Estratégico das Organizações vai muito além de palavras descritas, capacitando um universo de possibilidades em resposta à específicos processos. Por ela a Administração e a Economia Organizacional são geridas a fim de proporcionar resultados necessários para composição de relatórios e identificação de possíveis entropias.
A Contabilidade de Custos – Gerenciamento Estratégico mostrar-se-á apta à aplicabilidade na elaboração completa das Demonstrações Contábeis, como será abordada em cada etapa do desenvolvimento desta A.T.P.S. (Atividade Prática Supervisionada).
Etapa 1, passo2
2. Terminologias de Custos
A terminologia é um conjunto de palavras distintas de uma ciência, uma arte, um ofício, uma profissão etc., ou seja, é a nomenclatura. Na contabilidade de custos essa nomenclatura é definida a seguir:
2.1. Gastos
Os Gastos são desembolsos (sacrifício financeiro) que a empresa precisa fazer para adquirir bens ou serviços. A estes tipo de dispêndio pode-se mencionar como exemplo os gastos com compras de matéria prima, com mão de obra, compra de um rolamento, gastos com honorários da diretoria.
Comumente as Organizações enfrentam dificuldades correlatas à exata mensuração dos gastos executados, confundindo desta forma algumas terminologias, sejam de Investimentos; Custos; Despesas e Perdas.
2.2. Investimentos
Classificam-se como Investimentos os Gastos empenhados em função de benefícios atribuíveis a determinados períodos. Podem-se classificar como exemplo de investimentos, Aquisições de Imobilizados (Móveis e Utensílios, Imóveis; Marcas e Patentes), matéria-prima é um investimento temporário porque após seu uso passara a ser um custo, ações adquiridas de outras empresas etc.
2.3. Custos
Identificam-se como Custos os gastos empregados na produção de bens ou na execução de serviços. Os custos possuem vários estágios:
1º momento: Gastos;
2º momento: investimento (parado no estoque);
3º momento: uso na produção (custo);
4º momento: produto acabado (investimento);
Citaremos como exemplo de custos, os gastos aplicados na produção, tais como: Salário do Pessoal da Produção; Matéria-prima destinada ao processo produtivo; Depreciação dos Equipamentos da Fábrica, manutenção das Máquinas da Fábrica; dentre outros;
Os custos podem ser classificados como diretos, indiretos, fixos e variáveis.
Os custos diretos são aqueles apropriados diretamente aos produto/serviços e podem ser mensuráveis, ex: matéria-prima, mão-de-obra direta etc..
Os custos indiretos não são mensuráveis aos produtos/serviços, ele faz parte do conjunto da empresa e para serem apropriados aos produtos dependem de cálculos ou estimativas por meio de critérios de rateios, ex: energia elétrica utilizada na produção, depreciação de maquinas e equipamentos de produção, supervisão da fabrica etc.
Os custos fixos são que em determinado período não varia conforme a produção, independentemente de produzir ou não, ex: aluguel do galpão da fabrica etc..
Os custos variáveis são aqueles que em determinado período variam conforme o volume produzido, ex: matéria-prima etc..
Os custos também são primários e de transformação
Custos primários é a soma da matéria-prima com a mão-de-obra direta, apenas estes dois itens podem ser incluídos nesta soma.
Custos de transformação são todos os custos de produção, com exceção dos relativos à matéria-prima e dos adquiridos prontos que não sofreram nenhuma modificação por parte da empresa adquirente.
2.4. Despesas
As despesas são classificadas como recursos que consome capital, ou que objetivam
...