Contabilidade relatório
Ensaio: Contabilidade relatório. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sdf231 • 4/2/2015 • Ensaio • 2.035 Palavras (9 Páginas) • 247 Visualizações
1. O que é Balanço?
O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis preparadas pelas empresas e demais organizações. Mostra a posição numa determinada data, normalmente 31 de dezembro, como se fosse uma fotografia. Está dividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
2. O que é Ativo?
É a parte do Balanço que demonstra onde foram aplicados os recursos da empresa. O Ativo está representado pelos bens e direitos. Inclui, por exemplo, o dinheiro em caixa e em bancos, estoques de mercadorias, equipamentos, imóveis, duplicatas a receber, entre outros.
3. O que é Passivo?
São recursos de terceiros colocados na empresa através de obrigações ou dívidas. É tudo aquilo que ela deve na data do balanço.
4. O que é Patrimônio Líquido?
É a outra parte dos recursos da empresa chamados de próprios, porque pertencem verdadeiramente aos donos. É a diferença entre o Ativo e o Passivo. Uma empresa pode ter muitos bens, mas se ela tiver muitas dívidas também, o patrimônio dos donos poderá ser nulo ou até negativo.
5. Quais são as demais Demonstrações Contábeis de uma empresa, além do Balanço Patrimonial?
a. Demonstração do Resultado do Exercício;
b. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos;
c. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, que nas empresas de capital fechado pode ser substituída pela Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados; e
d. Notas Explicativas.
6. Qual é o conjunto de informações que uma empresa deve divulgar para fazer a sua prestação de contas?
a. Relatório da Administração;
b. Demonstrações Contábeis e as Notas Explicativas que as integram; e
c. Parecer dos Auditores Independentes, que é obrigatório para as empresas de capital aberto e instituições financeiras, além de algumas outras.
7. É obrigatória a publicação das Demonstrações Contábeis?
Para as sociedades por ações, sim, de acordo com a Lei 6404 de 15 de Dezembro de 1976, que, em seu artigo 133, determina a publicação dessas informações. As empresas de capital aberto sujeitam-se, ainda, às normas da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, que é o órgão fiscalizador do mercado de capitais. Empresas de capital aberto são aquelas que têm suas ações, ou quaisquer outros de seus valores mobiliários, negociados em bolsa ou em mercado de balcão.
8. O que é o Parecer dos Auditores Independentes?
O Parecer do Auditor trata da qualidade das demonstrações contábeis em relação a:
a. Práticas contábeis de aceitação geral e apropriadas às circunstâncias;
b. Demonstrações e notas com informações suficientes sobre assuntos que possam afetar seu uso, entendimento e interpretação; e
c. Conteúdo das demonstrações classificadas e agrupadas de maneira apropriada.
O parecer compõe-se basicamente de três parágrafos:
1. identificação das Demonstrações Contábeis e definição das responsabilidades da administração e dos auditores;
2. extensão dos trabalhos; e
3. opinião sobre as Demonstrações Contábeis.
9. Em que ordem as informações do Balanço devem ser analisadas?
A primeira coisa que você deve ler é o Relatório da Administração, que, adequadamente elaborado, reúne melhores condições de entendimento e apresenta uma análise corporativa, setorial e financeira. Também enfoca projeções e contém, ainda, informações do passado explicando o desempenho do período e as tendências. Em seguida, é recomendável a leitura das Notas Explicativas, que tratam do contexto operacional e das práticas contábeis adotadas de acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade. Depois, você deve passar à Demonstração do Resultado, ao Balanço Patrimonial, à Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e às Mutações do Patrimônio Líquido. As Notas Explicativas devem ser lidas em conjunto com o Balanço, pois são um detalhamento desse demonstrativo. Não deixe de ler o Parecer dos Auditores Independentes, que trata da qualidade das Demonstrações Contábeis. Nesse parecer poderão estar contidas informações que modificarão completamente sua opinião sobre a empresa. Normalmente, as demonstrações são apresentadas em colunas comparativas para facilitar a análise da evolução de um ano para o outro. Propicia, também a comparação de, pelo menos, dois anos, pois o Princípio Contábil da Consistência prevê a utilização de critérios de valorização e avaliação semelhantes. Em alguns momentos, novas colunas são criadas para mostrar a situação da empresa dentro do que manda a lei e de acordo com a inflação.
10. Qual a importância dos Princípios Fundamentais da Contabilidade?
O objetivo dos princípios é garantir a comparação e a integridade das Demonstrações Contábeis e, por isso, são homologados por órgãos internacionais de contabilidade. No Brasil, além da CVM, também pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, com a elaboração do Instituto Brasileiro de Contadores - IBRACON. Eles permitem a você ter uma razoável garantia de que a empresa e a administração utilizaram critérios uniformes em relação às demais empresas brasileiras e ao restante do mundo. Sem os princípios contábeis, seria uma grande confusão, pois cada empresa adotaria o seu critério e seria impossível fazer qualquer comparação entre elas. Os princípios buscam assegurar regras definidas e eqüitativas. Você deve ter em mente que a contabilidade e os critérios adotados baseiam-se no princípio geral da sinceridade e seriedade da informação contábil.
11. O que acontece com uma empresa que não obedece a um Princípio Fundamental da Contabilidade?
Se
...