Controladoria e Sistemas de Informações Contábeis
Por: jhefersonmota • 16/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
ATPS de Ciências Contábeis – 3ª Etapa
Controladoria e Sistemas de Informações Contábeis
Passo 1:
Em 1984, quando chegou ao mercado americano a empresa de origem japonesa Nintendo possuía como força a associação com as softhouses (empresas formadas por ex-programadores da Atari), uma vez que estas sempre disputavam com a empresa Atari. A grande oportunidade da Nintendo foi se aproveitar do mercado de clientes decepcionados com os jogos da Atari.
Com o surgimento de novos concorrentes no mercado em 1988, no caso a empresa Sega, que por muito tempo disputou intensamente com a Nintendo o mercado. Em 1992, ambas travaram uma enorme disputa de marketing e mais uma vez a Nintendo utilizando-se da associação com as softhouses gerou o surgimento de muitos jogos de grande atratividade e a própria equipe de desenvolvimento da empresa foi responsável pela criação de personagens de grande peso, como: Mário, Link, Donkey Kong, etc.
Quando a Nintendo começou a perder o mercado em meados de 1995, sendo a tecnologia a única responsável, pois com o surgimento do CD-ROM como principal mídia ao invés dos cartuchos utilizados anteriormente e até então pela Nintendo. A mesma não alterou sua mídia por acreditar que o CD era muito mais fácil de ser copiado e isso geraria perdas para empresa, mas o que aconteceu foi justamente ao contrário pois seus concorrentes conseguiram reduzir seus gastos consideravelmente, porque o CD-ROM custava muito menos que o cartucho, o que também fez com que a Nintendo perdesse a preferência dos fabricantes de jogos, que preferiam fabricar seus jogos em CD para os concorrentes. Nessa época as forças da Nintendo eram o grande número de fãs e o estabelecimento no mercado e sua grande oportunidade se encontrava em ser a primeira a popularizar jogos em 64 bits.
Em 2001, com a Sony estabelecida no mercado e a entrada do Xbox, chega uma nova fase no mundo dos videogames, os jogos on-line e a temática adulta ganham força nesse mercado. A força da Nintendo se encontrava na mudança do público-alvo (infantil) para não concorrer diretamente com a Sony. As oportunidades se encontravam em franchises e jogos mais infantis.
Em 2005, a Nintendo revoluciona o mercado através de uma nova maneira de se jogar. O Wii é a grande promessa da Nintendo. Nesse momento a Nintendo se encontrou na sua inovação e no desenvolvimento de serviços on-line, onde buscavam resgatar consumidores perdidos pela concorrência.
Balanced Scorecard
O Balanced Scorecard é um sistema de informação para gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresa num conjunto abrangente de medidas de desempenho financeiras e não financeiras que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.
Tradução de visão
É o processo de traduzir a missão da empresa de forma compreensível para os gestores divisionais. Isso ajuda os gestores a formar um consenso em torno da visão e estratégia da organização. As diretrizes estratégicas devem ser traduzidas de forma fácil em termos operacionais e oferecer orientação útil para as ações dos gestores. As declarações da missão empresarial devem ser expressas como um conjunto integrado de objetos e indicadores, que descrevem direcionadores de sucesso de longo prazo. Estes objetos e indicadores devem ser aceitos por todos os gestores divisionais.
A administração da empresa tem boa comunicação com os gestores dos departamentos e todas as orientações são passadas e entendidas, para que seja alcançado o sucesso a longo prazo
Comunicação e Comprometimento
Esta segunda etapa ou processo permite aos gestores comunicar sua estratégia, para cima e para baixo, na organização, e ligar os objetivos empresariais aos objetivos departamentais e individuais. O scorecard proporciona aos gestores uma forma de assegurar que todos os níveis da organização entendam as estratégias de longo prazo e que tanto os objetivos departamentais quanto os individuais estão alinhados entre si. As atividades são desenvolvidas atendendo os prazos estipulados, a equipe se orienta por números para bater suas metas.
Planejamento de negócios
Este processo possibilita às empresas integrar seus comerciais e financeiros. É nesta etapa que as estratégias e iniciativas da empresa são transformadas em indicadores para os planos dos gestores divisionais, bem como formar uma base para alocar recursos e estabelecer prioridades.
A existência de treinamentos veio através de planejamentos, feitos pela Administração e gestores, dando suporte e fortalecendo a veracidade das informações.
Feedback e aprendizado
O feedback e os processos de revisão de foco existentes concentram-se no fato de a empresa, seus departamentos ou seus empregados, isoladamente, terem alcançado suas metas financeiras orçadas. Com o balanced scorecard no centro de seus sistemas de gerenciamento, uma empresa pode monitorar os resultados de curto prazo a partir de três diferentes perspectivas adicionais - clientes, processos internos de negócios e aprendizado e crescimento - e assim avaliar a estratégia adotada à luz do recente desempenho. Este quarto processo possibilita o que Kaplan e Norton denominam de aprendizado estratégico.
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