Custeio por absorção e variável - Markup
Por: Gestão Financeira • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.065 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
Contabilidade de custos é a apuração das atividades e operações industriais, ela calcula e interpreta os custos dos produtos, serviços contratos, operações e diferentes segmentos da empresa para os diversos níveis gerenciais.
Contabilidade de custos é gerencial e visa ao estudo do desempenho de “partes” da empresa. É a fase de apuração de resultados por produto ou por centro de responsabilidade com a finalidade de controle.
Fatores como globalização, concorrência, novos mercados, novas tecnologias impactam diretamente as empresas e por isso a gestão dos custos deixa de ser apenas importante e passa a ser estratégica para sobrevivência das empresas. É a busca constante da vantagem competitiva através dos custos.
Gastos são todos pagamentos ou recebimentos financeiros que uma organização tem a fim de atingir os objetivos em seu processo operacional.
Investimento é o capital que se aplica com intuito de obter um rendimento a curto, médio ou longo prazo, são gastos ligados ao imobilizado.
Custos são gastos, não investimentos, relacionados diretamente ao produto, à área industrial. É um sacrifício para obter uma receita.
Despesas são gastos relacionados às áreas administrativa e comercial e não contribuem diretamente com a produção.
Pagamentos são as execuções financeiras dos gastos e investimentos da empresa.
Perdas são eventos econômicos negativos, não habituais e eventuais.
Desperdícios são gastos sem aproveitamento.
Prejuízo é o resultado negativo de Receitas menos Despesas em um período.
Custos Variáveis são os gastos que variam de acordo com o volume de produção, ou seja, quanto maior a produção, maior é o CV. O custo variável unitário será sempre o mesmo, independentemente da quantidade produzida.
Custos Fixos são os gastos que permanecem inalterados com a variação do volume de produção. Valor constante independentemente da quantidade de produtos produzidos. O CFT dilui-se na quantidade produzida, ou seja, o custo fixo unitário diminui à medida que a produção aumenta.
Custo Direto é o gasto atribuído diretamente ao produto e que variam de acordo com o volume de produção. Ex: mão-de-obra, matéria-prima, embalagem...
***custos diretos = custos variáveis
Custo Indireto não é identificado diretamente nos produtos, sendo necessário estabelecer critérios de rateio para serem devidamente alocados. Um rateio mal feito pode agregar custos incorretos ao produto.
***custos indiretos = custos fixos => deve ser rateado
Exemplo Cálculo Custo Total:
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10][pic 11]
Método de custeio define quais os custos que devem fazer parte do custeio dos produtos e como estes custos serão apropriados.
Método do Custeio por Absorção considera todos os custos de produção (fabricação) ao Custo dos Produtos Vendidos, sejam custos variáveis (diretos) ou fixos (indiretos). Não inclui as despesas. Única aceita pelo Fisco.
***custo por absorção = custo real (único custo contábil) => lucro real
Método do Custeio Variável considera apenas os custos diretos incorridos, sendo o custo final do produto igual a CVT dividido pela produção. Este método evidencia a margem de contribuição unitária de cada produto.
***Margem de Contribuição é a diferença entre preço de venda e o custo direto (PV-CD)
Método do Custeio Padrão, feita uma vez ao ano, é o custo pré-estabelecido como base orçamentária, indica o custo ideal a ser perseguido para mediar a eficiência da produção e conhecer a variação do custo. É o orçamento para planejamento e criação de cenários/simulações.
Método do Custeio ABC (Custeio Baseado em Atividades) agregam recursos em centros de custos por atividades. E desses centros de atividades são atribuídos custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos. Seu objetivo é rastrear as atividades mais relevantes, para que se identifiquem as mais diversas rotas de consumo dos recursos da empresa e minimizar as discrepâncias causadas pela utilização de um rateio arbitrário dos custos indiretos.
*** Recursos => Atividades consomem Recursos => Produtos/Serviços consomem Atividades
Markup é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda. Consiste basicamente em somar ao custo unitário uma margem de lucro. O preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e no final gerar um lucro na venda.
***Preço de Venda = Custos + Despesas + Impostos + Lucros
- Cálculo: Markup Divisor (MKD) = Preço de Venda (PV) – Custo Total Venda (CTV)
...