Custos atps
Por: SynysterZ • 7/4/2015 • Projeto de pesquisa • 634 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE AHANGUERA DE TAUBATE
ATPS
CONTABILIDADE DE CUSTOS
FELIPE AUGUSTO RODRIGUES DE CARVALHO RA. 6623269246
MATHEUS AUGUSTO DE ALMEIDA PEIXOTO RA. 6274249780
MILTON MANOEL DE FREITAS JUNIOR RA. 6248225495
PÂMELA REGINA CORRÊA RUFINO RA. 6659437006
REYNALDO ALEXANDRE ALBUQUERQUE JUNIOR RA. 6657417822
RUBIA LAIS RODRIGUES DE CARVALHO RA. 6752269279
TAUBATÉ
2015
Para funcionar uma empresa ocorre uma serie de dispêndios (aquilo que se gasta, se consome) com matérias-primas, gastos financeiros, com pessoal, provisões para amortizações do desgaste físico e tecnológico das máquinas e equipamentos, além de outros. Por isso é que os sistemas de custeio empresarial são de importância impar, pois não é possível planificar e controlar a administração financeira de uma organização, sem a perfeita previsão e controle desses desembolsos.
Para a gerencia da empresa e importante que os custos sejam divididos conforme sua origem, isso porque existem custos perfeitamente identificados e aplicados diretamente ao produto ou serviço e outros são do negocio como o todo, para que o custo seja perfeitamente classificado quanto a sua origem dividimos em custos diretos e indiretos.
Custos diretos: é aquele que pode ser ligado direto ao produto ou linha do produto, são ligados direto ao produto e não necessita de rateio. Exemplo matéria prima, serviço usado diretamente ao produto, mão-de-obra e etc.
Apropriação dos custos diretos pode ser feita através do sistema de almoxarifado do qual é usado e ao ser retirado através de requisições e colocado no centro de custo do produto ou linha a onde será utilizado.
No caso da mão de obra direta as empresas normalmente utilizam aprontamento de produção ou de horas utilizadas em determinados produtos. Já nas de serviços os custos são alocados diretamente através de ondem de serviço. Podemos como exemplo a manutenção e suas peças de reposição.
Custos Indiretos: não pode ser aplicado ao produto diretamente, pelo menos no primeiro momento de realização, o custo indireto é o custo que acerca de produção de um determinado item, nisso sendo necessário adotar o critério de rateio no produto. Como por exemplos supervisores de produção, depreciação, manutenção de equipamentos, preção de serviço e etc. Apropriação de custos indiretos poderá variar de acordo com a política da empresa e sua cultura organizacional.
Terminologia:
Gastos: são aquisição de produtos ou serviços que não estão ligados diretamente atividade a fim da empresa.
Desembolso: é obrigação de qualquer empresa que adquira produtos ou serviços para com seus fornecedores.
Investimentos: é todo gasto ou desembolso feito pela empresa a fim de melhorar seus serviços ou processo de fabricação podendo ser circulante ou não circulante visando a melhoria continua e lucro da organização, trazendo em curto médio ou longo prazo.
Custo: a princípio aquisição de matéria prima é um gasto, após sua utilização no produto se torna um custo, e passa a fazer parte do custo do produto.
...