DEMONSTRAÇÃO CONTÁBEIS – BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
Por: Unoparcontabeis • 9/5/2015 • Exam • 3.399 Palavras (14 Páginas) • 2.283 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
2.3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIL 5
2.4 DEMONSTRAÇÃO CONTÁBEIS – BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 6
2.5 A MISSÃO DA EMPRESA 6
2.6 A VISÃO EMPRESARIAL 7
2.7 PROCESSO ADMINISTRATIVO (PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLA): ELEMENTOS, FUNCIONAMENTO E IMPORTÂNCIA 7
2.8 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES: AMBIENTE-TAREFA E MACRO AMBIENTE (ELEMENTOS E COMO AGEM SOBRE O FUNCIONMENTO DAS ORGANIZAÇÕES) 8
2.9 ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE 10
2.10 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS 11
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é um instrumento da função administrativa que tem por finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados que afetam a situação patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.
Através da contabilidade é que se evidenciam os aspectos qualitativos e quantitativos do seu patrimônio.
O conteúdo a seguir oferece um material didático que possibilita assimilar com facilidade todo o mecanismo que envolve a Ciência Contábil, ensinando os processos de contabilização, dando-lhes condições para conhecer e elaborar Demonstrações Contábeis, Administração de empresa com sucesso e conhecimento jurídico na área contábil.
DESENVOLMENTO
CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE;
A Contabilidade é um sistema de informações conhecido como a Ciência que estuda o Patrimônio de uma entidade visando fornecer dados, controles e registros relativos aos Atos e Fatos da administração econômica de cada entidade.
Através de técnicas, normas e princípios a Contabilidade mantém um controle permanente do Patrimônio evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações possam tomar decisões empresariais. As informações de ordem econômica referem-se às movimentações das compras, vendas, despesas e receitas, demonstrando os lucros ou os prejuízos apurados.
O principal objeto da Contabilidade é o Patrimônio, que é composto pelos Bens, Direitos e Obrigações e dele será feito todo o controle para averiguar quaisquer alterações e variações bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas.
Para dar suporte a todos os investimentos, apurações, administrações e resultados de uma entidade é necessário o apoio da Contabilidade que participará do processo decisório de novos empreendimentos bem como no crescimento da gestão financeira das entidades.
A entidade deve manter um sistema de escrituração dos seus Atos e Fatos Administrativos considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis que através destas documentações será levantado anualmente o Balanço Patrimonial e o resultado econômico.
escrituração contábil;
A Escrituração Contábil de qualquer empresa é uma necessidade numa época onde a informação é tão importante, ela é uma técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no Patrimônio.
O Livro Diário é um livro obrigatório onde serão lançados todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, diariamente e que provocam modificações no Patrimônio, bem como aqueles que possam vir a modificar futuramente. O lançamento é feito em ordem cronológica observando dia, mês e ano e os registros devem ser numerados.
O Livro Razão é atualmente obrigatório e indispensável em qualquer tipo de empresa. É um livro de grande utilidade para a Contabilidade porque registra o movimento individualizado de todas as Contas. O Razonete é uma versão simplificada do Livro Razão que é representação graficamente em forma de T bastante utilizada pelos contadores, um instrumento didático para desenvolver o raciocínio contábil.
O controle individualizado das contas é importante para se conhecer os seus saldos, possibilitando a apuração de resultados e a elaboração de demonstrações contábeis, como o Balanço de Verificação do Razão, o Balanço Patrimonial e outras.
O Livro Caixa também é auxiliar, nele são registrados todos os Fatos Administrativos que envolvem entradas e saídas de dinheiro.
. a contabilidade na gestão empresarial – a importancia da contabilidade para as empresas e para o gestor;
A Contabilidade é uma ferramenta indispensável para a Gestão de Negócios, pois é através dos dados fornecidos pelo estudo de cada Patrimônio que poderá ser realizada uma projeção futura para o fluxo de caixa. Se esta projeção for bem feita e obedecida rigorosamente os planejamentos de investimentos da Gestão Empresarial poderá ser realizado com sucesso.
Diante de tantas mudanças, hoje, no mercado a competitividade vem alcançando as áreas das indústrias, dos comércios e dos serviços o que faz com que fiquem atentas para atenderem essas demandas. Desta forma a Contabilidade e a Gestão da Entidade devem esta sempre interligada para que possam conseguir atender todas as necessidades desta demanda.
...