DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
Por: marcielsf • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.861 Palavras (20 Páginas) • 290 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE. 4
2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL. 5
2.3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL – A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA AS EMPRESAS E PARA O GESTOR. 7
2.4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO. 8
2.5 A MISSÃO DA EMPRESA. 10
2.6 A VISÃO DA EMPRESA. 11
2.7 PROCESSO ADMINISTRATIVO (PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR): ELEMENTOS, FUNCIONAMENTO E IMPORTÂNCIA. 12
2.8 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES: AMBIENTE-TAREFA E MACRO AMBIENTE (ELEMENTOS E COMO AGEM SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES). 13
2.9 ASPECTOS JURIDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE. 15
2.10 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS. 18
3 CONCLUSÃO. 19
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido para a evidência a contabilidade e suas atividades na administração da empresa e sua importância na sociedade, e discorrer sobre diversos assuntos importantes e que fazem parte do universo contábil, não contemplando só os aspectos contábeis em si, mas também a importância do conhecimento de diversas áreas que participam de forma direta e indireta na formação do Bacharel em Ciências Contábeis. Como as disciplinas de direito, visto que a profissão contábil e todas as suas atividades são regulamentadas em leis e seus relatórios e suas estruturas todas possuem normas para sua normatização. A importância do conhecimento em administração de empresas para se tiver uma vivência com aspectos relacionados à gestão, pois de forma direta o contador irá influenciar nas decisões da empresa.
A matemática uma das molas mestres para o efetivo desempenho da contabilidade, com seus cálculos e mais cálculos, visto isto que aspectos estes são apenas introdutórios e abordados de forma simplificada, não menosprezando a importância do seu aprofundamento e aperfeiçoamento.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.
Desde os tempos remotos da idade média em relatos bíblicos de mais de 2000 a.C. até a atualidade a contabilidade vem se aperfeiçoando. Séculos e séculos se passaram e diferentes escolas do pensamento contábil definiram a contabilidade por diferentes aspectos, porém no Brasil o desenvolvimento da contabilidade sofreu influências de duas grandes e importantes escolas: Escola Patrimonialista (1926) e a escola Norte-americana (1887). A primeira tinha como enfoque da contabilidade o patrimônio das entidades, enquanto a segunda via na contabilidade um propósito de organização e sistematização de informações com fins para o melhor conhecimento da real situação financeira da entidade e assim conseqüentemente uma melhor tomada de decisão por parte dos administradores.
Muito se tem sobre o conceito da contabilidade, e assim foram pesquisadas algumas definições de diferentes pensadores desta área apresentados abaixo:
Para FRANCO (1997:21) a Contabilidade “é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretações e orientações – necessárias á tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrentes da gestão da riqueza patrimonial”.
Segundo ORRU (1990:12) “a Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades”.
Para SA (1998:42) “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preparando-se com realidades, evidenciais e comportamentos dos mesmos, em relação á eficácia das células socais”.
JACINTO (1990:26) conceitua a “Contabilidade como o estudo do patrimônio, suas variações, pelos efeitos das atividades desenvolvidas pela empresa”.
Diante de tantas definições sobre contabilidade podemos sem a mínimo de duvidas definir que o objeto principal da contabilidade é o patrimônio da entidade e o objetivo é o controle do patrimônio, observando suas variações e toda a dinâmica que se verifica no âmbito de toda esta estrutura que é a empresa.
2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL.
Como objetivo da contabilidade é o controle do patrimônio e de suas mutações, há a necessidade de se registrara da melhor forma todas as movimentações financeiras que confere alteração no seu patrimônio, se embasando em fatos históricos voltamos para o ano de 1494 na Itália onde o Frade Franciscano Luca Pacioli apresenta ao mundo o que viria a ser a base para a escrituração contábil até hoje, com a publicação de sua obra La suma de arithmetica, geometria, proportioni e proportionalitá (SCHIMDT; SANTOS, 2006), tal livro destacava o método de registro contábil chamado “partidas dobradas”, define-se da seguinte maneira: Para cada causa existe um efeito, para cada origem existe uma aplicação, para cada débito existe um crédito.
Trazendo tal aplicabilidade pra a vivência da contabilidade entende-se que para cada lançamento “a débito” corresponde também a um lançamento “a crédito” mantendo-se o princípio de balanceamento entre as contas utilizadas no processo contábil.
Conforme o Código Civil Brasileiro – Lei 10.406/2002.
Art. 1.179 O empresário e a sociedade empresária
...