DESAFIO PROFISSIONAL GRAVADORA X MORADORES
Por: Talita Fuentes • 9/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.620 Palavras (15 Páginas) • 417 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL POLO DE
TURMA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1° SÉRIE
DESAFIO PROFISSIONAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
26 de MAIO de 2015
[pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL POLO DE IVINHEMA/MS
TURMA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1° SÉRIE
DESAFIO PROFISSIONAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
NOME: RA:
NOME: RA:
NOME: RA:
NOME: RA:
NOME: RA:
TUTOR PRESENCIAL:
16 de MAIO de 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................5
2.1 Mapeamento do Perfil dos Oponentes...................................................................5
2.2 Mapeamento das Habilidades dos Negociadores Segundo Modelo Jung...........6
2.3 Análise e Planejamento............................................................................................7
2.4 Cultura e Clima da Organizacional........................................................................8
2.5 Feedback da Primeira Reunião...............................................................................9
2.6 Planejamento Final.................................................................................................10
2.6.1 Planejamento Final Gravadora..........................................................................10
2.6.2 Planejamento Final Moradores..........................................................................12
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONCLUSÃO......................................................13
4 REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA.....................................................................14
5 APÊNDICES..............................................................................................................15
5.1 APÊNDICE A.........................................................................................................15
5.2 APÊNDICE B.........................................................................................................15
5.3 APÊNDICE C.........................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
Abordaremos a seguir, formas de comportamento, o uso do conhecimento, e a habilidade em uma negociação, pontos e argumentos interessantes que sempre fazem a diferença na hora de negociar.
A negociação é um processo do qual as partes envolvidas debatem seus pontos divergentes até chegarem a um acordo, para que se haja um bom resultado, deve-se satisfazer pelos menos as necessidades e objetivos das mesmas. Para isso é preciso conhecer bem o assunto, ter habilidade, utilizar técnicas e argumentos eficazes e saber negociar, ou seja, para haver uma negociação realmente vantajosa, ambas as partes terão de abrir mão de alguma coisa para que se chegue a um acordo.
O principal objetivo deste trabalho é apresentar formas de negociações utilizando todos as etapas que estudamos através das aulas e pesquisas sobre o assunto, destacando também o comportamento referente aos conflitos que veremos a seguir, sendo externos, internos, desde o dialogo até as informações necessárias e adquiridas para elaborar as propostas e ter um resultado desejado ao fim da negociação.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES:
O conflito descrito abaixo se refere à instalação da nova sede da gravadora, em um bairro considerado de classe média na cidade de São Paulo, no qual há a intenção de investir naquela região, trazendo melhorias para todos os moradores e ao local escolhido pela empresa.
A associação dos moradores do bairro, liderada pelo administrador formado Carlos Henrique, entra com uma petição na prefeitura para que haja o impedimento das obras da nova sede, informando que são contra a instalação da mesma no bairro, alegando que não há a necessidade dos progressos que possam vir com este empreendimento, e que ocorrerá a perturbação da ordem e da tranquilidade do bairro, causando transtornos aos moradores, que em sua maioria pessoas de idade avançada.
A gravadora determina para representa-la durantes as negociações com a associação dos moradores, o negociador e estrategista em Sr. Jorge Andrade, devido a sua vasta experiência em negociar em meio a conflitos, com o objetivo de manter a instalação da gravadora, defendendo que o progresso do bairro e o da região não há como ser evitado, trazendo assim melhorias e benefícios para ambas as partes.
Ao avaliarmos a situação, temos um obstáculo a ser vencido, pois os moradores estão questionando sobre a instalação da gravadora, alegando perturbação da ordem pública como barulho, a segurança dos moradores referente aos artistas que ali iram comparecer e ao transito, devido a ser uma gravadora de musica conceituada no ramo, o fluxo de carros aumentaria. Há a necessidade de pensar em uma maneira de minimizar os pontos sobre essas desvantagens que estão sendo alegadas, e apresentar questões que trará o desenvolvimento para aquela região como melhorias no trânsito, o reforço na segurança e área de lazer para seus moradores que ali residem.
2.2 – MAPEAMENTO DAS HABILIDADES DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO JUNG:
O modelo abaixo foi criado por Carl Jung usado como uma ferramenta para medir a capacidade do indivíduo tem de controlar e aceitar o controle em relação aos outros indivíduos, ou seja, é uma forma de medir o grau de receptividade que o mesmo tem de considerar ou desconsiderar as questões apresentadas ou as propostas definidas, sobre a melhor escolha para ambas as partes chegarem a um acordo final.
Abaixo temos a classificação dos representantes das partes envolvidas na negociação da gravadora com os moradores do bairro, de acordo com o modelo de Carl Jung, contendo o estilo, as características e as habilidades de cada um.
...