Descrição geral do Setor: A The Coca-Cola Company
Por: Daiane Morais • 15/4/2015 • Bibliografia • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
Descrição geral do Setor
A The Coca-Cola Company foi criada há 125 anos, ela foi fundada em 1886 e hoje é o principal fabricante de bebidas do mundo. A coca-cola esta presente em 200 países e inventou mais de 3600 refrescos diferentes dentre eles: águas, chás, refrigerantes, etc. Ela responde por mais de 420 marcas de bebidas entre elas quatro de cinco marcas mais consumidas no mundo: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Interbrand, a marca é a número 1 no ranking anual.
Pela primeira vez em 1919, quando Ernest Woodruff e mais alguns acionistas compraram a empresa, a formula da Coca-Cola foi escrita em um documento, onde fora guardada durante anos em um caixa-forte, logo depois foi transferido para o cofre principal SunTrust Bank em Atlanta. Somente em 2011 a empresa mudou de idéia e resolveu transferir o documento para o museu da marca.
A empresa se tornou uma empresa eficaz e modelo, consolidando uma bela rede de empregos, além de inovações em produzir bebidas, constrói a cada dia uma melhoria social, ambiental e econômica.
O mercado brasileiro de refrigerantes é fortemente concentrado, e devido a esta tendência, percebem-se evidentes diferenças de características entre as empresas que as compõe. Diante disto, faz-se necessário estabelecer, ou melhor, recortar o setor em sistemas, ou grupos de empresas: grandes corporações multinacionais, grandes empresas e pequenas empresas regionais.
O grupo “grandes corporações multinacionais” é formado pelo sistema Coca-Cola Brasil, AmBev e Brasil Kirin, todas com grande capital com participação internacional, que juntas reúnem cerca de 90% do faturamento do setor.
Produtos, serviços e tecnologias
A Coca-Cola FEMSA Brasil, empresa do grupo FEMSA continua em busca do contentamento de seus clientes, funcionários e acionistas, juntamente com toda comunidade nacional, se modificando a cada dia e aprimorando seu padrão de qualidade.
Seus principais produtos são:
- Coca Cola
- Fanta
- Nestea
- Powerade
- Aquarius
- Sprite
- Burn
- Suco Del Valle
- Água Mineral Crystal
- I9 – Hidrotônico
- Kuat
- Matte Leão
- Gladiator
- Cola Cola Light
- Coca Cola Zero
- Limão e Nada
- Maracujá e Nada
- Scwheppes.
Até hoje a formula da coca-cola não foi descoberta, na realidade é o segredo mais guardado do planeta, a marca usa este segredo como forma de fazer marketing da marca, por ser uma lenda.
Estrutura
Com atuação de destaque no país desde 1942, a Divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company. O Sistema Coca-Cola Brasil é composto pela Coca-Cola Brasil e por 13 grupos empresariais, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e o distribuem aos pontos de venda. Essa estrutura absorve cerca de 60 mil colaboradores diretos e gera mais de 600 mil empregos indiretos.
Todos os fabricantes devem seguir um contrato onde se comprometem a produzir, engarrafar e distribuir todos os produtos da marca, considerando um exigente padrão de qualidade que é a marca da empresa.
Todas as fábricas do sistema Coca-Cola Brasil localizam-se em localidades estratégicas em todas as regiões do país, assegurando o abastecimento de mais de um milhão de pontos de venda.
Dinâmica e crescimento
A Coca-Cola tem uma qualidade fortíssima, ela está focada no marketing da marca desde a divulgação do “Papai Noel vermelho” até produtos voltados com a preocupação do século atual, atraindo o público light.
No Brasil a Coca-Cola precisou criar uma edição especial em 2005, trata-se da lata da bebida, mas na cor azul. Tudo isso por que no Estado do Amazonas existe uma rixa no Festival Folclórico de Parintins entre Caprichoso que é representado pela cor azul e o Garantido que é representado pela cor vermelha, eles disputam para ver quem é o melhor bumba meu boi.
O festival reúne mais de 100.000 visitantes. A Cola-Cola, assim como grandes marcas precisaram modificar as suas cores vermelhas pela azul, pois se não os seguidores do Caprichoso não consumiriam produtos. A marca começou a sentir o reflexo negativo em ter seu logotipo vermelho assim que muitos consumidores passaram a consumir sua rival Pepsi-Cola que já possui sua edição especial (Lata Azul), foi assim que então tomaram uma decisão nunca vista em mais de 100 anos.
...