Desenvolvimento Econômico Contabilidade tributaria
Por: Vislaine • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.202 Palavras (9 Páginas) • 185 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome | Vislaine Adriana Maria de Jesus |
RA | 7248603881 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
Introdução
Hoje em dia não existem barreiras, podemos comprar algo pela internet, fazer uma consulta, ler livros. Tudo gira em torno da tecnologia. É possível observar que a cada dia mais o mundo inova e temos que nos inserir e nos atualizar para nos adaptarmos. Isso acontece também com as empresas, que necessitam se adequar ao que o mundo pede no momento, isso pode ser considerado se globalizar.
O mundo hoje está inteiramente globalizado. Compras online, contato direto com pessoas de outros países com rapidez, celular com internet, empresas alocadas no Brasil mas com matriz em outros países, vivemos na aldeia global.
A tecnologia e a informação permitem que as pessoas no mundo inteiro, de diversos continentes, possam ter contato. Com isso, acabamos tendo uma maior integração da economia com outros países. Não existe fronteira para a globalização e as novas tecnologias.
Assuntos como globalização, aldeia global e outsourcing estão descritos abaixo. Explicações, exemplos e a história de uma empresa de esfera global.
A globalização e suas vertentes
O conceito de globalização tem sido usado, de maneira critica ou não, para focar atenção nas inter-relações dinâmicas entre assuntos internacionais, regionais, nacionais e locais, de um lado; e de outro, todos os campos do interesse humano incluindo a economia, a ciência, a tecnologia, a política, a religião, a cultura, as comunicações, o transportes, a educação, a saúde, e a ecologia (HARRIS, 2002b. alem disso a globalização denomina muitas coisas: um processo, uma época, um discurso, uma promessa, uma ameaça, um modo de ver o mundo, um novo tipo de transdisciplina (DENNING, 2001); ou pode ser usada como um meta-conceito para explicar a variedade de processos, estruturas, forças, agentes e efeitos inter-relacionados e complexos. Aqueles que assim a veem, estão usando perspectivas multiniveis, interdisciplinares ou holísticas. A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global, e muitos historiadores afirmam que este processo teve inicio nos séculos XV e XVI com a s grandes navegações e descobertas marítimas. Porém a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no Leste Europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e principalmente os países desenvolvidos, de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado. A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial Blocos econômicos e Globalização. Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
O processo da globalização não é apenas econômico, financeiro e tecnológico, embora tais aspectos sejam determinantes no seu curso, suas consequências se estendem também aos campos político-estatal, social e cultural. Em termos culturais, a globalização do mundo pode ser vista como a ocidentalização do mundo. Esta tese refere-se a exportação do padrões socioculturais europeus e norte-americanos para todo o planeta, recriando hábitos, costumes, necessidades, novas formas de se pensar, agir e trabalhar.
Com este fenômeno chamado de globalização, o capitalismo se transformou num sistema completo e maduro, uma ez que antes era completo apenas em relação a duas variáveis da orbita da circulação, o comercio mundial e exportação de capitais. Ao se expandir por todo o planeta, o sistema capitalista unificou mundialmente o ciclo econômico e possibilitou também a ocorrência de crises mundiais completas.
Os efeitos da globalização na economia, no atual momento histórico, caracterizado pela hegemonia capitalista, apresentam como características marcantes o desemprego, a pobreza e as desigualdades sociais em elevada escala. Na globalização das economias em cursos no final do século XX e inicio deste século predominam as políticas governamentais favoráveis á valorização do capital.
Outsourcing é uma prática empresarial que visa ao aumento da qualidade nas suas atividades, pode ser usada para atividade-meio e atividade-fim. É considerada como uma forma de redução de custos com os trabalhadores das atividades-meioda empresa, pois ao se contratar uma empresa terceirizada para fornecimento da força de trabalho de um profissional. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e é observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar dessa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividade-meio.
O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade que se tem interesse em terceirizar. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultado compatível com os serviços orgânicos, sem os problemas burocráticos.
As principais vantagens na terceirização de serviços é o acesso à tecnologia, transferência de risco, acessa a serviço mais especializado, redução de custos e enxugamento de estrutura. Por outro lado, os riscos nesta contratação, são: custo que poderão ficar acima da previsão, falta de conhecimento do negocio e ou comprometimento dos subcontratados.
...