ECONOMIA
Por: aliceaquino • 11/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 424 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
A forma como ocorre o desenvolvimento econômico de um lugar depende de como se desenvolveram historicamente a política, a economia, a sociedade e a tecnologia nesse lugar. Diversos estudos demonstraram que economias nacionais que crescem de forma sustentável e sofrem menor impacto negativo dos efeitos de crises têm um ambiente socioeconômico e político estável, democrático, com regras claras, de baixo risco e estimulador do empreendedorismo, da criatividade e da inovação tecnológica. Sendo assim, para cada campo do ambiente macro da sociedade (político, econômico e social) identifique e explique pelo menos dois aspectos influenciadores do desenvolvimento econômico de um país. | |
- Político
Oferta de moeda – modificando a taxa de juros e a creditícia com a disponibilidade e o custo do credito, facilitando ou dificultando o acesso de consumidores e investidores.
Renda – se baseia no controle das remunerações
- Econômico
Divisão socialmente justa de renda – melhor distribuição da renda gerada pala sociedade evitando desigualdade social.
Estabilidade de preços – evitar processos inflacionários que causam perda de poder de compra de quem tem renda fixa causa déficits no balanço de pagamento e dificuldades de financiamentos no setor publicam e influenciam negativamente as expectativas empresariais.
Desenvolvimento econômico é o crescimento econômico (aumento do PIB) acompanhado pela melhoria do padrão de vida da população, ou seja, a partir do momento em que um país está aumentando as suas riquezas e investe na melhoria da qualidade de vida da sua população.
São aquelas que promovem: o aumento da renda (poder de compra) das famílias; melhoria na prestação de serviços básicos à população, como na área da educação e da saúde. Com melhorias nestas áreas, teremos uma população mais saudável e com maior nível de instrução ajudando no desenvolvimento do país;maior participação popular nas decisões do país, como o incentivo à democracia e à participação popular.
O processo de desenvolvimento econômico supõe que ajustes institucionais fiscais e jurídicos são necessários, incentivos para inovações, empreendedorismo e investimentos, assim como fornecer condições para um sistema eficiente de produção, circulação e distribuição de bens e serviços à população.
- Social
A proporção de pessoas que têm as suas necessidades básicas satisfeitas (alimentação necessária para atender aos requisitos nutricionais mínimos, trabalho, escola, hospital e assistência médica, moradia servida de água tratada, esgotamento sanitário, energia elétrica e coleta de lixo). Deve ser complementado por indicadores que representem, ainda que de forma incompleta, a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, bem como a elevação das condições de saúde, nutrição, higiene, moradia, dentre outras variáveis sociais
...