Economia
Por: RMY31 • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.217 Palavras (5 Páginas) • 259 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos os motivos pelos quais escolhemos a cidade de Campinas para montar nossa empresa de Estacionamento e Lava Car e entender através de gráficos comparativos a situação econômica da cidade levando em conta a visão da macroeconômica.
2. MACROECONOMIA
A macroeconomia estuda a economia em geral, analisando comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preço, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxas de juros, balança de pagamentos e taxas de câmbio.
A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego por exemplo.
3. DADOS ESTATÍSTICOS
Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base no Censo de 2010, a população de Campinas é de 1.080.999 habitantes, com taxa média de crescimento de 1,45% ao ano. Do total de moradores, 98% residem em área urbana, contra 2% na área rural. Ainda de acordo com o IBGE, 11% dos domicílios da cidade de Campinas são da Classe A, contra 33% da Classe B, 37% da Classe C, 18% da Classe D e 1% da Classe E.
O IBGE apresenta um índice de 48% do total da população de Campinas, sendo do sexo masculino e 52% feminino.
Gráfico 1. Crescimento Populacional de Campinas
A taxa de desemprego em Campinas é a menor dos últimos anos (6,7%) dentre a população economicamente ativa (PEA).
Do total de 592.214 moradores que compõe o PEA significa que 24.873 pessoas moradoras da cidade estão sem trabalho, representando menor volume de trabalhadores sem ocupação formal (com carteira assinada) desde 1996. Esses dados mostram o aquecimento na economia.
Sua renda per capita de R$ 29.731,98, mostra uma média muito acima da média nacional.
Gráfico 2. Renda Per Capita de Campinas
Seu PIB é de R$ 27.160 bilhões (2009) pelos dados divulgados pelo IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística), projetando para 2010 um crescimento de 7,3%. Esse valor é superior ao de vários países da América Latina e corresponde a 3% do PIB brasileiro sendo a 11ª cidade mais rica do Brasil. O comércio local é a 9ª praça comercial dentre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes, sendo a 1ª entre as não capitais.
Gráfico 3. PIB de Campinas em relação ao Brasil
Gráfico 4. Crescimento da frota veículos na cidade de Campinas
4. CONHECENDO A CIDADE
A prefeitura tem dado incentivos fiscais para atrair mais empresas para a cidade que possui uma localização excelente, próximo da capital (96 km), grande malha viária, concentra algumas das maiores empresas instaladas no país, possui o principal aeroporto de Cargas do país e o maior da América Latina e é porta de exportação para mais de 180 países.
Também possui instituições de nível superior, como a Unicamp, a PUC-Campinas, o Mackenzie, a Facamp dentre outras que faz a cidade ser reconhecida como um pólo acadêmico do Brasil e de toda a América Latina. A cidade possui também um dos maiores centros tecnológicos do mundo, sendo considerada a versão latino-americana do Vale do Silício.
O Brasil tem sido um dos grandes protagonistas da economia global apesar das crises financeiras mundiais, sendo Campinas seu melhor destino para investimentos nacionais e estrangeiros.
A cidade possui mão-de-obra de qualidade o que favorece as empresas.
5. CONCLUSÃO
Podemos concluir após o exposto que a cidade tem crescido a cada dia e com perspectivas ainda melhores para expansão futura.
Com o aumento das empresas, haverá aumento do poder aquisitivo, aumentando o poder de compra da população, assim a movimentação de veículos, que já vem aumentando, crescerá ainda mais, fazendo-se necessários espaços para que os habitantes possam deixar seus veículos com segurança e serviços que no dia-a-dia o ajudem agilizar seu tempo como é o Lava Car e o sistema de leva e traz.
REFERÊNCIAS
http://www.suapesquisa.com/cidadesbrasileiras/cidade_campinas.htm - acesso em 5 de novembro de 2012 as 09:00 horas.
www.campinas.sp.gov.br/arquivos/Guia_Investimentos.pdf
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=5024
Acesso em 09 de novembro de 2012 as 11:00 horas.
ETAPA 4
Passo 1
1. INFLAÇÃO
O Estacionamento que é nosso objeto de estudo pode ser afetado pela alta da inflação, com os preços em alta o rendimento
...