Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Por: larissamithally • 25/5/2017 • Relatório de pesquisa • 555 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Larissa Mithally Alves Ribeiro RA 1649485
POLO
Uruaçu
2016
Trabalho em grupo – TG
Ciências Contábeis 2016/02
Pergunta:
Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
Resposta:
Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
É do conhecimento de poucas pessoas, o momento exato que ocorreu a inclusão da Educação Ambiental no mundo, devido a vários fatores como: falta de acesso a informações concretas e coerentes e convergências de dados estatísticos. De acordo com os dados mostrados na web, através da pesquisa do Engenheiro Químico Gleysson B. Machado; os primeiros registros da utilização do termo “Educação Ambiental” datam de 1948, num encontro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em Paris.
Porém os rumos da Educação Ambiental começam a ser realmente definidos a partir da Conferência de Estocolmo, em 1972, onde se atribui a inserção da temática da Educação Ambiental na agenda internacional. Em relação ao Brasil, o assunto surgiu bem antes de sua institucionalização no governo federal.
Nos registros nacionais contém dados da existência de um persistente movimento conservacionista até o início dos anos 70, quando ocorre a emergência de um ambientalismo que se une às lutas pelas liberdades democráticas, manifestada através da ação isolada de professores, estudantes e escolas, por meio de pequenas ações de organizações da sociedade civil, de prefeituras municipais e governos estaduais, com atividades educacionais voltadas a ações para recuperação, conservação e melhoria do meio ambiente.
A Educação Ambiental é um processo contínuo de conscientização, onde as pessoas podem adquirir conhecimentos, valores, habilidades e experiências; tanto de forma coletiva quanto individual. Pode-se introduzir este ensino na vida de todo cidadão; a partir do momento em que a criança completa seu estágio de “funções executivas” dentro de seu cérebro, já pode apresentá-la ao assunto em questão.
Os educadores podem se apropriar de conceitos e métodos de disciplinas já estabelecidas logo nos primeiros anos da criança na escola. Dando início a alguns princípios ecológicos durante os momentos em sala de aula, porém é preciso entender que existem muitos desafios para adaptar tais princípios.
O maior desafio para a inclusão da Educação Ambiental, desde os primórdios de ensino do ser humano, está no interior de cada um; pois não é uma tarefa fácil de realizar, exige mudança de conceitos, perseverança, trabalho duro, limites e principalmente ação.
A inclusão da disciplina em questão nas escolas contribui para a sociedade de várias formas; além de agregar conhecimentos, que para alguns são novos, deve despertar a busca por uma convivência harmoniosa com o meio ambiente e a infinidade de espécies que habitam no planeta terra. Começando assim uma preparação de cada cidadão para mudar o presente e moldar o futuro do Brasil e do mundo.
...